
O Simental e SimBrasil ocupam posição de destaque como duas das raças genéticas mais utilizadas no cruzamento industrial em todo o mundo.
De origem suíça, mais especificamente da região montanhosa no vale do rio Simen, de onde é derivado o seu nome, a raça Simental chegou ao Brasil no ano de 1904, importada pela Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo com o objetivo de fomentar a pecuária nacional.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), a Simental é uma raça de dupla aptidão, tanto na produção de carne como na produção de leite a raça tem se destacado, apresentando precocidade produtiva e reprodutiva, além da precocidade de crescimento. Foi a primeira raça utilizada para Transferência e Bi-Partição de Embriões; Fecundação in Vitro e ainda, o primeiro clone produzido no Brasil.
“Tais fatos, demonstram a economicidade que a raça proporciona. Possui uma carne macia e marmorizada com gordura entremeada às fibras o que confere alto sabor. Com relação ao leite produzido, ressaltamos o maior teor de sólidos totais, fato comprovado nas exposições nas quais a raça se confrontou com outras, além de apresentar um baixo número de células somáticas, conferindo integridade ao úbere com maior vida produtiva”, afirma a ABCRSS.
Devido a sua flexibilidade genética o Simental ocupa posição de destaque como uma das raças genéticas mais utilizadas no cruzamento industrial em todo o mundo.
No Brasil, é mais utilizada visando cruzamentos, principalmente com animais da espécie zebuína, proporcionando excepcional adaptabilidade, vigor e habilidade materna, essas condições fazem da ½ sangue Simental/Zebu a número 1 dentre as demais, principalmente como receptora de embriões das diversas raças criadas.
Os machos cobrem a campo e estão, geralmente, prontos para o abate um ano mais cedo quando comparados a outras raças. Já as fêmeas têm mostrado seus principais atributos, sendo excelentes mães e boas produtoras de leite. Quanto à fertilidade, têm emprenhado a partir dos 14 meses e ganhado destaque como receptoras de embriões, alcançando preços superiores aos dos machos.

Um capítulo importante da trajetória da raça Simental no Brasil foi escrito pelas mãos do Sr. Agostinho Caiado Fraga, que a partir da década de 1950 entrou para a raça, resgatando a genética dos animais remanescentes das importações e seus descendentes. Ele criou o Registro Genealógico e a Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental (ABCRSS), fundada em 1963 no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.
Foi ele quem iniciou os primeiros cruzamentos Simental x Guzerá, dando origem ao Simbrasil – raça sintética com mais de 50 anos de seleção. Segundo a associação, a persistência de Agostinho Caiado Fraga, não parou por aí, em suas andanças pelo interior do Brasil observou que o gado obtido do cruzamento entre as raças Simental e Zebu apresentava extraordinário desenvolvimento, além de excepcional resistência ao calor.
“Foi então, que Fraguinha pensou em produzir um animal com a fixação do tipo 5/8 de sangue Simental e 3/8 de Zebu, dando origem a um produto sintético que ele próprio batizou de Simbrasil. Em 20 de janeiro de 1984 foi fundada a Associação Brasileira de Gado Simbrasil – ABCGS, sendo a ABCRS credenciada pelo Ministério da Agricultura através da Portaria nº 6, de 14 de julho de 1989, para execução do Registro Genealógico e das Provas Zootécnicas do Gado Simbrasil”, destaca.
De acordo com a associação, é possível aumentar aproximadamente 25% os lucros do rebanho apenas fazendo cruzamento industrial com touros Simental/Simbrasil. Esse aumento é por conta da heterose, que pode garantir bezerros mais pesados na desmama, animais valorizados por apresentarem carne macia e marmorizada, que atendem ao mercado de exportação.
O gado Simbrasil só foi reconhecido como raça Simbrasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 19 de julho de 2001, através da Portaria 353. Em 27 de novembro de 2004 foi feita a fusão das duas associações, passando a ser Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.