
A história brasileira, contada em francês, para levar o Zebu ao outro lado do Oceano Atlântico
A delegação do Benin que visita a 90ª ExpoZebu é formada pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do país, pelo Embaixador do Benin no Brasil, além de veterinários e técnicos.
O grupo, que foi recebido pelo Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, manifestou a intenção de levar de Uberaba animais e tecnologia para impulsionar a produção em larga escala de leite e carne em seu país.
O Benin é uma nação da África Ocidental com quase 14 milhões de habitantes. A Agroexport, parceira da ABCZ para exportação de animais, já realizou uma visita técnica recente ao país.
“No passado, exportamos exemplares das raças Gir, Guzerá, Nelore e Girolando. Posteriormente, surgiram entraves relacionados à documentação entre os países. Hoje, todas as questões foram regularizadas e as exportações foram retomadas. Realizamos a última visita há 30 dias. O Ministro está no Brasil demonstrando elevado interesse no projeto que elaboramos, cujo objetivo é retomar a importação de gado de alta qualidade genética para impulsionar o desenvolvimento da pecuária nacional”, explicou Silvio Neto, CEO da Agroexport África.
O primeiro encontro entre a delegação e o Presidente da ABCZ foi produtivo e resultou na assinatura de um documento oficial de colaboração, o primeiro passo para abrir uma nova rota de negócios para o gado brasileiro.
“Atualmente, eles demonstram grande interesse tanto na produção de leite quanto na de carne. A segurança alimentar, sob a gestão do atual presidente, tornou-se prioridade no Benin. Existe, portanto, grande urgência para iniciarmos as ações. Estamos muito felizes, assim como eles, que têm tido a oportunidade de conhecer diversos pecuaristas e também raças que ainda não conheciam. Acredito que, até o encerramento da ExpoZebu, teremos excelentes notícias para todos os pecuaristas associados da ABCZ e parceiros da Agroexport”, completou Silvio Neto.
O Ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca do Benin, Gaston Dossouhoui, destacou a importância da visita. “Atuo nesse setor há cerca de quarenta anos. Quando terminei a universidade, já tinha noção do nível de produção de carne e leite que o Brasil havia alcançado. Com políticas sólidas, o país se transformou em um grande exportador, além de se consolidar como o terceiro maior produtor mundial de leite. Ao analisar como essas políticas foram conduzidas, fica claro que a região de Uberaba se tornou o centro da produção de gado de corte. Como estou em busca de algo que me interessa profundamente, decidi vir à origem, e foi por isso que cheguei aqui”, afirmou.
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa, Emater Minas Gerais e Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava, do Grupo Petrópolis.
Fonte; https://expozebu.com.br
VEJA MAIS:
- Você sabe qual a origem da raça Aberdeen Angus?
- Nova técnica de IATF pode reduzir pegada de carbono em até 49%
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.