Os dados de Minas Gerais são do terceiro trimestre de 2023 e geram a Nota Técnica e uma planilha de cálculo com a estimativa de custos de produção.
A Central de Inteligência de Aves e Suínos – CIAS da Embrapa passa a contar com mais um estado em seu escopo de serviços sobre custos de produção da suinocultura independente: Minas Gerais. A inclusão ocorre por meio da parceria estabelecida com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). O trabalho também conta com apoio da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e de associações, cooperativas, técnicos e produtores nas regiões de Ponte Nova, Pará de Minas e Patos de Minas, que auxiliaram na organização de reuniões para o levantamento dos coeficientes técnicos e preços de mercado, além de contribuir na coleta de dados.
Os dados de Minas Gerais são do terceiro trimestre de 2023 e geram a Nota Técnica (acesse aqui) e uma planilha de cálculo com a estimativa de custos de produção. De acordo com o pesquisador da Embrapa Marcelo Miele, os resultados foram revisados e validados nos dois últimos encontros com a Asemg e representam mais um avanço nos trabalhos da CIAS. Ele destaca ainda que a liderança da ABCS e das associações estaduais de suinocultores, bem como a participação dos produtores e técnicos, tem sido fundamental para a qualificação das estimativas.
Sobre a metodologia que está sendo aplicada, o analista da Embrapa Ari Jarbas Sandi explica que “ela é amplamente utilizada pelas principais instituições no Brasil e no mundo e envolve o custeio da atividade e também os custos com depreciação e de capital”.

Em julho, os estados de Goiás e Mato Grosso foram inseridos na CIAS, por meio do Acordo de Cooperação Técnica com a ABCS e do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que conta com o apoio da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) (confira a notícia aqui).
Fonte: Embrapa Suínos e Aves
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O fenômeno do macho lactante desperta curiosidade e lendas no sertão, mas a ciência veterinária alerta que o distúrbio hormonal pode esconder falhas genéticas graves e impactar diretamente a fertilidade e a rentabilidade do rebanho. Continue Reading Bode dando leite? Entenda o fenômeno da ginecomastia caprina Irmã da campeã brasileira Dinastia Apollo Roxo, Natche Apollo Roxa alia genética consagrada e desempenho comprovado nas pistas de vaquejada do Brasil O objetivo foi fortalecer o diálogo entre o Ministério e as cadeias produtivas, contribuindo para a construção de soluções voltadas ao desenvolvimento da agropecuária brasileira. O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, assinaram o acordo provisório na quarta-feira, encerrando uma guerra de três meses. A iniciativa representa mais um passo para ampliar a articulação institucional e impulsionar a inovação nos sistemas agroindustriais paulistas. No acumulado da atual safra, de julho de 2025 a maio de 2026, houve retração de 6% no volume de novos registros. Continue Reading Estoque de Cédulas de Produto Rural atinge R$ 565 bilhões em maio de 2026Bode dando leite? Entenda o fenômeno da ginecomastia caprina
VEM AÍ: Monte Sião Haras apresenta uma de suas promessas para as pistas de vaquejada do Brasil
Ministro André de Paula se reúne com presidentes das Câmaras Setoriais para discutir demandas do agronegócio
Acordo entre EUA e Irã redesenha o Oriente Médio: Irã sai ganhando, rivais acendem alerta
Mapa firma Protocolo de Intenções com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo para fortalecer a inovação agropecuária
Estoque de Cédulas de Produto Rural atinge R$ 565 bilhões em maio de 2026





