Cruzamento de Angus com raças leiteiras resulta em cortes de carne premium

O modelo de produção traz para o Brasil uma tendência mundial que faz sucesso nos Estados Unidos. É o chamado Beef on Dairy, expressão usada pelos norte-americanos para descrever a prática de cruzar vacas leiteiras com touros de raças de corte. 

O cruzamento da raça Angus com matrizes leiteiras britânicas das raças Holandês e Jersey deu origem a cortes de carnes premium dentro do Programa Carne Angus Certificada. O modelo de produção traz para o Brasil uma tendência mundial que faz sucesso nos Estados Unidos. É o chamado Beef on Dairy, expressão usada pelos norte-americanos para descrever a prática de cruzar vacas leiteiras com touros de raças de corte. 

“O resultado é uma carne de qualidade, com ótimo marmoreio, muito utilizada para atender as exportações norte-americanas de carne premium”, explica Ana Doralina, gerente do Programa Carne Angus Certificada.  Atualmente, a carne Angus é exportada para 41 países. No primeiro semestre deste ano, 1,3 mil toneladas foram vendidas para China, Holanda e Arábia Saudita, principalmente. 

Agora, os primeiros cortes deste cruzamento estão sendo conduzidos pela Cooperativa CooperAliança, em Guarapuava (PR), frigorífico parceiro do Programa Carne Angus Certificada e reconhecido pela excelência na produção de carne premium. 

“Este ano começamos a receber este tipo de animal para abate e tivemos uma grata surpresa. Os animais fruto do acasalamento com o touro Angus, manejados intensivamente desde o nascimento, produzem carne de extrema qualidade, com bom formato e rendimento de cortes e  muito marmoreio”, conta o Gerente de Fomento CooperAliança, Robson Ueno. 

Além de impulsionar o volume de produção de carne premium dentro do programa, a Associação Brasileira de Angus destaca que o modelo traz benefícios significativos aos criadores. Para os produtores de Angus, abre um mercado importante para a venda de sêmen de touros da raça. 

Já para os criadores de Holandês e Jersey, oferece uma oportunidade de diversificação do negócio, trazendo novas fontes de renda em um cenário de margens tão estreitas na comercialização do leite. 

O lançamento dos novos cortes Angus aconteceu na noite desta segunda, 26, durante a 47ª Expointer, no Rio Grande do Sul. 

Fonte: Agro Estadão

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM