O modelo de produção traz para o Brasil uma tendência mundial que faz sucesso nos Estados Unidos. É o chamado Beef on Dairy, expressão usada pelos norte-americanos para descrever a prática de cruzar vacas leiteiras com touros de raças de corte.
O cruzamento da raça Angus com matrizes leiteiras britânicas das raças Holandês e Jersey deu origem a cortes de carnes premium dentro do Programa Carne Angus Certificada. O modelo de produção traz para o Brasil uma tendência mundial que faz sucesso nos Estados Unidos. É o chamado Beef on Dairy, expressão usada pelos norte-americanos para descrever a prática de cruzar vacas leiteiras com touros de raças de corte.
“O resultado é uma carne de qualidade, com ótimo marmoreio, muito utilizada para atender as exportações norte-americanas de carne premium”, explica Ana Doralina, gerente do Programa Carne Angus Certificada. Atualmente, a carne Angus é exportada para 41 países. No primeiro semestre deste ano, 1,3 mil toneladas foram vendidas para China, Holanda e Arábia Saudita, principalmente.
Agora, os primeiros cortes deste cruzamento estão sendo conduzidos pela Cooperativa CooperAliança, em Guarapuava (PR), frigorífico parceiro do Programa Carne Angus Certificada e reconhecido pela excelência na produção de carne premium.
“Este ano começamos a receber este tipo de animal para abate e tivemos uma grata surpresa. Os animais fruto do acasalamento com o touro Angus, manejados intensivamente desde o nascimento, produzem carne de extrema qualidade, com bom formato e rendimento de cortes e muito marmoreio”, conta o Gerente de Fomento CooperAliança, Robson Ueno.
Além de impulsionar o volume de produção de carne premium dentro do programa, a Associação Brasileira de Angus destaca que o modelo traz benefícios significativos aos criadores. Para os produtores de Angus, abre um mercado importante para a venda de sêmen de touros da raça.
Já para os criadores de Holandês e Jersey, oferece uma oportunidade de diversificação do negócio, trazendo novas fontes de renda em um cenário de margens tão estreitas na comercialização do leite.
O lançamento dos novos cortes Angus aconteceu na noite desta segunda, 26, durante a 47ª Expointer, no Rio Grande do Sul.
Fonte: Agro Estadão
Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
O biochar, uma solução sustentável e inovadora, tem transformado o agronegócio ao alinhar produtividade agrícola com a luta contra as mudanças climáticas. Entenda como a NetZero está liderando essa transformação. A NetZero, uma green tech franco-brasileira, tem se destacado no desenvolvimento e aplicação do biochar, um condicionador de solo produzido a partir de biomassa residual.…
Continue Reading Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
Para entender o impacto dessa decisão, é essencial compreender as diferenças entre dano, impacto e risco ambientais.
Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
Público do evento poderá conhecer e degustar os melhores cafés das nove regiões produtoras apoiadas pela instituição no estado.
Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
A soja registrou queda nos contratos, com o grão apresentando leve recuo, o farelo em queda e o óleo registrando valorização.
Continue Reading Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Marca pioneira em café de alta qualidade sustentável lidera painel sobre resiliência e rentabilidade no regenerativo e promove ações com foco em sustentabilidade.
Continue Reading Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Confira a nota da ABCZ sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) manifesta repúdio sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França.
Continue Reading Confira a nota da ABCZ sobre a declaração do CEO da rede Carrefour na França