
Importante e inédito investimento no aperfeiçoamento genético do rebanho catarinense de bovinos de corte será realizado em 2025 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA).
O anúncio foi feito pelo presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, após reunião na EXPOCHAPECÓ 2024, em Chapecó, na última semana, com a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, o técnico de fomento e médico veterinário Mateus Pivato, o presidente do Núcleo de Angus, Brangus e Ultrablack Nelson Serpa, o vice-presidente Marco Antonio Vian e a empresária rural Lílian Serpa. Também participaram o vice-presidente de finanças da Faesc Antonio Marcos Pagani de Souza e o supervisor do Senar/SC Jean Palavro.
Até o fim deste ano serão desenvolvidos os estudos para a formatação do convênio e a definição do valor a ser investido e das atividades que serão implementadas em 2025. Está prevista a formalização do acordo Faesc/Senar/ABA em dezembro próximo. Associações nacionais de criadores de outras rações (como limousin e charolês) também serão convidadas para semelhante convenio de cooperação.
A Associação fornecerá sêmen de touros melhoradores da raça angus para a inseminação de vacas de criadores que participam da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) mantida pelo Senar/SC. A ATeG gado de corte foi iniciada em 2016, e nesses oito anos foram formados 69 grupos dos quais participam 2.100 propriedades rurais.
A previsão para a ATeG no próximo ano é de cerca de 50 mil inseminações. Em Santa Catarina, cerca de 40% das inseminações são da raça angus e 60% das demais raças de bovinos de corte. Será adotado o método de IATF (inseminação artificial por tempo fixo) com o uso de sêmen de touros melhoradores com avaliação genômica de alta performance.

O presidente anunciou que o Sistema Faesc/Senar patrocinará, no próximo ano, os protocolos IATF para os criadores, além do sêmen e da mão de obra. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte de Santa Catarina”, assinalou.
Pedrozo destacou que o gado angus, de origem europeia, situa-se entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. Entre suas principais características estão fertilidade, facilidade de parto, habilidade materna, longevidade, precocidade, rusticidade e carne de excelente qualidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Valor de cargas de porto seco em Campinas equivale ao quinto maior aeroporto do país
Superintendente da Agricultura e Pecuária de São Paulo visitou estrutura no início da semana e captou demandas da empresa para acelerar liberação de produtos
Por que a Rolex, marca dos relógios milionários, escolheu o hipismo para brilhar
Parceria histórica da Rolex, marca dos relógios milionários, com o universo equestre se fortalece com o apoio a grandes competições e cavaleiros de elite do hipismo mundial.
Continue Reading Por que a Rolex, marca dos relógios milionários, escolheu o hipismo para brilhar
Diferentes tipos de ovos que você vai encontrar no mercado
Cada tipo de ovo é produzido com técnicas diferentes de criação e alimentação das galinhas, o que resulta em características únicas tanto para os consumidores quanto para os produtores
Continue Reading Diferentes tipos de ovos que você vai encontrar no mercado
Conheça raça de bovinos Hérens, famosa por sua força e grandes lutas
Conhecidas por sua participação em lutas de bovinos, a raça Hérens são compostas por vacas pequenas, mas poderosas, e se destacam não apenas na arena, mas também pela qualidade de sua carne e leite.
Continue Reading Conheça raça de bovinos Hérens, famosa por sua força e grandes lutas
Justiça de MG nega pedido do BB e mantém proteção ao grupo Montesanto Tavares
A decisão mantém a suspensão das execuções contra o Grupo Montesanto Tavares (GMT), que busca reestruturar dívidas de cerca de R$ 2,13 bilhões.
Continue Reading Justiça de MG nega pedido do BB e mantém proteção ao grupo Montesanto Tavares
Haddad diz que governo não pretende mudar regras do arcabouço fiscal
Fernando Haddad, disse nesta-sexta-feira (28), em São Paulo, que o governo não pretende mudar as regras estabelecidas pelo arcabouço fiscal.
Continue Reading Haddad diz que governo não pretende mudar regras do arcabouço fiscal