O texto aprovado na comissão também permite o desmembramento abaixo da fração mínima dos imóveis rurais destinados à agricultura familiar.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que possibilita o desmembramento da propriedade rural abaixo da fração mínima de parcelamento (FMP) nos casos de divisão do imóvel entre familiares.
O texto aprovado é o substitutivo do deputado Pezenti (MDB-SC) para o Projeto de Lei 2266/19 e seus apensados. O projeto é do deputado Toninho Wandscheer (PP-PR) e insere a medida no Estatuto da Terra.
A FMP é a menor área em que um imóvel rural pode ser dividido. O valor varia por município. Segundo o relator, a proposta aprovada beneficia principalmente os filhos de pequenos agricultores.
“Herdar a propriedade dos pais é a forma mais usual entre as populações camponesas de garantir a reprodução social, cultural e econômica das famílias”, explicou o relator.” Diante desse cenário, a proposição assume papel importantíssimo, dando condições aos parentes diretos de agricultores, que desejam permanecer na atividade agropecuária, de se manterem produtivos”, disse Pezenti.
Agricultura familiar
O texto aprovado na comissão também permite o desmembramento abaixo da fração mínima dos imóveis rurais destinados à atividade agrícola familiar, desde que autorizados previamente pelo órgão fundiário competente.
O Cartório de Registro de Imóveis fará constar a divisão do imóvel. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) poderá prover financiamentos para viabilizar a aquisição da integralidade da área por um ou mais condôminos.
Turismo
A proposta estabelece ainda que a fração mínima de parcelamento será de mil metros quadrados (0,1 hectare) no entorno dos reservatórios de abastecimento de água ou de geração de energia.
O objetivo dessa medida é beneficiar os imóveis rurais que são destinados a atividades turísticas, e não agropecuárias, como os localizados no entorno de lagos de reservatórios de hidrelétricas.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Trump faz novas ameaças tarifárias contra UE e China
Trump já havia ameaçado com uma tarifa de 10% sobre as importações chinesas por causa do comércio, mas realinhou isso com o prazo de 1º de fevereiro.
Continue Reading Trump faz novas ameaças tarifárias contra UE e China
Única aprova escolha de André Corrêa do Lago como presidente da COP 30
O embaixador André Corrêa do Lago, foi escolhido como presidente da COP 30, que será realizada em Belém do Pará.
Continue Reading Única aprova escolha de André Corrêa do Lago como presidente da COP 30
Drones pulverizam área 12 vezes maior que tratores convencionais
Além disso, o custo operacional dos drones representa cerca de um quinto do custo de um trator, tornando-se uma opção economicamente viável para os produtores.
Continue Reading Drones pulverizam área 12 vezes maior que tratores convencionais
Porcos podem transmitir superbactérias para humanos
Pesquisa dinamarquesa revela que o uso excessivo de antibióticos em porcos pode criar reservatórios de bactérias resistentes, representando ameaça à saúde humana.
Continue Reading Porcos podem transmitir superbactérias para humanos
Exportações de algodão avançam; spot nacional segue lento
Agentes buscam aproveitar os atuais patamares da taxa de câmbio, para assegurar receita superior à registrada no mercado interno.
Continue Reading Exportações de algodão avançam; spot nacional segue lento
Renegociação com estados pode ter impacto de R$ 106 bi no pior cenário
No cenário mais favorável, além da transferência de ativos à União, prevista no programa especial, os estados poderão amortizar a dívida nos cinco primeiros anos.
Continue Reading Renegociação com estados pode ter impacto de R$ 106 bi no pior cenário