
Agtechs crescem 40% e trazem aplicativos para o agronegócio como inovação; Brasil vira referência quando o assunto é tecnologia no campo.
De acordo com o portal da revista Forbes, o Brasil já é um país muito à frente dos demais quando o assunto é a digitalização dos serviços ligados ao agronegócio. A responsabilidade disso, segundo a empresa de consultoria McKinsey & Company, está nas mãos das agtechs – startups que investem no desenvolvimento de inovação para o segmento agro.
As agtechs vêm aumentando a cada dia e, de acordo com um relatório apresentado pela Radar Agtech Brasil no ano passado, esse modelo de negócio já demonstrou um crescimento de aproximadamente 40% nos dois últimos anos. Uma das principais ofertas apresentadas por essas startups são aplicativos capazes de digitalizar serviços e ações que costumavam ser realizados apenas de forma presencial.
De acordo com um estudo apresentado pela Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), mais de 60% dos produtores rurais já utilizam a internet para a gestão de suas propriedades. Adepta das novas tecnologias, a nova geração de empresários do agronegócio tem o seu dia a dia constantemente facilitado por aplicativos que apresentam as datas adequadas para o plantio de cada cultura, oferecem recursos para facilitar o encontro do melhor frete, contribuem para o controle de pragas nas lavouras e até mesmo possibilitam que pecuaristas façam compra e venda de gado a partir de leilões online.
No caso desses leilões, a inovação surgiu a partir do aplicativo LeiloApp, que apresenta compra e venda de gado à distância como uma forma de contribuir com o cotidiano do pecuarista. “Nós somos o primeiro aplicativo que substituiu a função do leiloeiro e ofereceu segurança a ambas as partes, garantindo diversos serviços gratuitos em nossa plataforma”, afirma Germano Sestini, fundador do LeiloApp.
O leilão online é uma alternativa para poupar tempo, evitar o custo de transporte dos animais e eliminar o estresse tradicionalmente vivenciado pelo gado nessas circunstâncias.
- Brics deve avançar no uso de moedas locais entre os países-membros
- Abag vê com preocupação a interrupção das novas contratações de financiamentos rurais
- Faturamento da Frimesa cresce 7,5% em 2024 e atinge R$ 6,5 bilhões
- Haddad diz que governo vai editar MP para garantir Plano Safra
- Investimentos reduzem o custo de produção e aumentam a eficiência na pecuária
Sobre o LeiloApp
O LeiloApp é um aplicativo desenvolvido com o objetivo de conectar os interessados em compra e venda de gado online. A partir da plataforma, o produtor rural pode participar de leilões e dar lances pelo celular, receber notificações sobre o seu lote a ser negociado e selecionar o gado de sua preferência a partir de filtros de interesse.
O aplicativo já ofertou mais de 27 mil animais em seis meses, contabilizando mais de 81 milhões de reais em lotes anunciados e reunindo mais de 8 mil interessados no serviço. Com média de 8 mil animais disponibilizados na plataforma mensalmente, a expectativa da startup é triplicar esse número nos próximos meses.
O LeiloApp está disponível na Apple Store e na Google Play de forma gratuita, e já registra milhares de downloads executados.
As informações acima são de responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.