![Coleiras ectoparasiticidas protegem cães e ajudam no controle de doenças](https://www.comprerural.com/wp-content/uploads/2025/02/image-9-15-750x430.jpg)
Para a proteção dos cães contra infestações e transmissão de doenças por pulgas, carrapatos e outros vetores, como o mosquito transmissor da leishmaniose, o uso de coleiras eficazes e com estas indicações é altamente recomendado
Combater pulgas e carrapatos não é tarefa fácil. Isso porque, para eliminá-los de forma eficaz e evitar a ocorrência de doenças tanto nos animais quanto nos humanos, é necessário proteger os cães – usar coleira é uma excelente opção – além de controle sanitário do ambiente de convívio. “Com a tecnologia correta, a coleira ectoparasiticida possibilita a prevenção e tratamento contra os parasitas que entram em contato com os animais e auxiliam no controle das suas formas presentes no ambiente, este é um grande desafio”, indica a médica-veterinária Patricia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.
O ciclo das pulgas passa por quatro fases e, em boas condições de temperatura, umidade e alimentação, se completa em 12 a 14 dias para a sua evolução. Em condições menos favoráveis, pode chegar até 180 dias. As fases se dividem em ovo, larva, pupa e adulta. Depois que os ovos são colocados, as larvas eclodem em poucos dias. Entre 9 e 20 dias elas passam para a fase de pupa e, normalmente, após 7 a 14 dias, já adulta, elas abandonam o casulo para entrar na fase hematófaga (quando parasitam os pets para se alimentarem de sangue).
Já os carrapatos têm as fases de ovo, larva, ninfa e adulto. Diferente das pulgas que depositam os seus ovos em cima do corpo do animal, a postura dos ovos dos carrapatos acontece no ambiente após a fêmea se alimentar de sangue por um período no hospedeiro. O período de incubação dos ovos varia entre 17 e 27 dias, com a eclosão posterior das larvas. As ninfas vêm em seguida e, mesmo pequeninas, já possuem a capacidade de se alimentar no hospedeiro. Uma vez alimentadas, as ninfas retornam para o ambiente e, de 11 a 23 dias, se transformam em carrapatos adultos.
“Para controlar carrapatos e pulgas, é essencial alguns cuidados dos tutores com o ambiente em que o pet está inserido, bem como podar o gramado periodicamente, aspirar todos os ambientes da casa (principalmente os que os pets mais costumam se acostar), realizar pulverizações rotineiras com produtos específicos, abrir as janelas para uma melhor ventilação e iluminação no interior da casa, lavar as roupas de cama e do pet, higienizar roupinhas, caminhas e casinhas e remover materiais orgânicos do ambiente. Todos estes cuidados são indispensáveis, pois ovos e larvas de pulgas podem estar escondidos em assoalhos, rodapés, tapetes, carpetes e canis. Já a fêmea do carrapato procura por locais quentes, secos e escuros para depositar os seus ovos, como frestas, rachaduras, atrás dos móveis, tapetes e carpetes, pois estes lugares oferecem as condições ideais de sobrevivência”, explica Patricia.
Para a proteção dos cães contra infestações e transmissão de doenças por pulgas, carrapatos e outros vetores, como o mosquito transmissor da leishmaniose, o uso de coleiras eficazes e com estas indicações é altamente recomendado. “A Vetoquinol oferece com Frontmax® Coleira, soluções preventivas e de combate a todos estes problemas. Desenvolvida à base de fipronil, permetrina e piriproxifeno, Frontmax® Coleira é indicada para cães de todos os tamanhos a partir de 10 meses de idade e os protege por oito meses ininterruptos contra infestações de pulgas e carrapatos, além de ser uma grande aliada no combate aos mosquitos transmissores da leishmaniose”, detalha Patricia.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
VEJA MAIS:
- Bezerro do Cedo: a chave para maior produtividade e rentabilidade na pecuária
- Conheça as raças de mini vacas que conquistam criadores pelo mundo pela fofura
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.