CNMA transformou o protagonismo feminino no agro faz 10 anos

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) comemora uma década de transformações, evento promete inovar com trilhas temáticas, debates estratégicos e novidades para o setor

O 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que este ano será nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), completa uma década consolidado como o principal ponto de encontro para pequenas, médias e grandes produtoras, além de lideranças femininas do setor.

Com o tema “CNMA 10 + 10 | 2025-2035: Mulheres que mudam o mundo para melhor”, a edição comemorativa reforça seu compromisso em impulsionar debates estratégicos, fortalecer redes de networking e apresentar inovações que moldam o futuro do agro.

“O CNMA chega à sua edição de 10 anos celebrando a transformação das mulheres no agro. Elas deixaram de ser coadjuvantes para se tornarem protagonistas e aceleradoras da inovação, moldando o futuro do setor. Agora, com a COP 30 no Brasil e um mundo em mudança exponencial, é hora de olhar para a próxima década. O tema desta edição do CNMA reflete o compromisso de evolução contínua, conectando o passado, o presente e o futuro do agro em um movimento de impacto global”, frisa o jornalista, professor e palestrante José Luiz Tejon, curador de conteúdo do CNMA.

Reconhecido como o maior evento do gênero no mundo, o CNMA se tornou obrigatório para as lideranças que desejam estar sempre um passo à frente, rumo ao futuro do agronegócio. “Em 2024, o Congresso registrou a edição de maior sucesso da história, reafirmando sua posição como o principal ponto de encontro de produtoras, líderes e tomadoras de decisão do agronegócio”, destaca a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo, gestora do CNMA.

Novidades no formato e trilhas temáticas do CNMA

O CNMA 2025 trará um novo formato com cinco palcos, sendo uma Arena Master e quatro Arenas do Conhecimento, com trilhas temáticas desenvolvidas para direcionar as discussões: Saúde Vegetal, Proteína Animal, Futuro do Agro e Liderança Transformadora. Cada trilha contará com um “cardápio de temas” que norteará os conteúdos, garantindo que estejam alinhados às demandas do setor e gerem insights estratégicos para as congressistas. Além disso, a estrutura permitirá que as participantes explorem diferentes palcos, obtenham aprendizados aplicáveis, além de ampliar oportunidades de networking com quem compartilha dos mesmos interesses.

Um dos destaques da programação será o “TODAS | Conectando Mulheres”, painel que será apresentado na Arena Master e representa todo o movimento iniciado no CNMA que incentiva e reúne grupos, núcleos e lideranças femininas do agro para fortalecer a representatividade no setor. Cinco palestrantes já estão confirmadas: a diretora-executiva do Canal Rural, Jaqueline Silva, a vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Juliana Farah, a presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), Maria Antonieta Guazzelli, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia, e a presidente do Comitê das Mulheres da Rural, Lúcia Bortolozzo.

Para a Arena Master estão reservadas também as principais mesas-redondas, que contarão com temas estratégicos e trarão debates aprofundados sobre os desafios e oportunidades do setor. Na abertura do evento, o painel “Brasil, o país que munda o mundo para melhor!” reunirá lideranças do setor público como o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro; o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; a senadora do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, além do convite feito ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Dando sequência aos debates essenciais para a evolução do agro brasileiro, o tema “Mecanização agro brasileira. Do aço ao digital” trará um panorama das inovações tecnológicas já em andamento e as perspectivas para o futuro da mecanização no setor. No tema “Da semente à pós-colheita – A revolução disruptiva dos insumos do setor vegetal”, serão apresentadas as transformações na genética das sementes, fertilizantes e bioinsumos, que impulsionam a produtividade e contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas. Já o tema “Proteína animal, da genética ao consumidor final – A revolução das percepções” discutirá o futuro da produção animal, integrando genética, nutrição, gestão digital e inteligência artificial para redefinir o setor. No tema “Mudança Climática e Mulheres COP 30. Dos fatos à Comunicação”, será abordado o papel crucial das mulheres na luta contra as mudanças climáticas e como a comunicação eficaz pode amplificar suas vozes e ações. Este painel destacará histórias inspiradoras e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios ambientais.

A campanha “Minha Voz no Agro” retornará na edição de 2025, oferecendo a duas mulheres a oportunidade de subir ao palco de uma das Arenas do Conhecimento para compartilhar suas histórias inspiradoras no agronegócio. Outra novidade é a campanha “Sua Foto no Vídeo de Abertura”, uma maneira especial de celebrar as mulheres que estão transformando o setor do agro e fazendo história no CNMA.

Além do novo formato e trilhas temáticas, o CNMA 2025 apresenta novas iniciativas para enriquecer a experiência das congressistas. Uma delas é a 1ª edição da Vila CNMA, um espaço voltado a pequenos produtores, promovendo visibilidade para marcas e impulsionando negócios. A proposta é criar um ambiente que valorize cada empreendimento, oferecendo conforto e praticidade às participantes.

Outra atração inédita para 2025 será a Ilha das Startups, voltada para apresentar às mulheres as mais recentes tecnologias para o setor, impulsionando a inovação, promovendo novos negócios, fortalecendo a competitividade e acelerando a transformação digital e sustentável do agro.

Após o sucesso da sua 1ª edição, a Casa Mulher do Agro retorna com talks apresentados por profissionais que tratarão de temas como moda, autoestima, bem-estar, carreira e gastronomia, em um espaço de conexão, inspiração e experiências exclusivas.

A celebração dos 10 anos do CNMA também será marcada pelo lançamento do livro “De Semente a Legado: Os 10 Anos do CNMA”, uma obra que documenta a evolução do congresso e seu impacto na ampliação da presença feminina no setor.

“O CNMA é uma referência para o crescimento do protagonismo da mulher, como também do desenvolvimento do setor na última década. O evento se consolidou como um catalisador de mudanças. Mais do que um espaço de aprendizado, criamos uma rede de impacto que influencia políticas públicas, fomenta negócios e impulsiona inovações. Celebrar essa trajetória é reconhecer o papel fundamental das mulheres no avanço do agro”, define Alexandre Marcílio, diretor geral do Transamerica Expor Center e idealizador do CNMA.

Inscrições abertas para o CNMA

A expectativa é receber mais de 3.300 congressistas na edição especial do CNMA 2025. As inscrições já estão abertas, com um lote promocional disponível a partir de hoje (12/02).

  • Evento: Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
  • Data: 22 e 23 de outubro de 2025
  • Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP
  • Informações e Inscrições: www.mulheresdoagro.com.br
  • Instagram: @congressodasmulheresdoagro

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM