Pesquisadores do Cepea ressaltam que o cenário varia conforme a região e, em diversas localidades, apesar do otimismo, existe apreensão.
As chuvas registradas em setembro têm favorecido o desenvolvimento das floradas da safra 2027/28 de café. Segundo o Cepea, as condições confirmam as boas expectativas do início do mês na maior parte das praças acompanhadas.
Ainda assim, pesquisadores do Cepea ressaltam que o cenário varia conforme a região e, em diversas localidades, apesar do otimismo, existe apreensão quanto aos possíveis efeitos do El Niño nos próximos meses.
De acordo com o Centro de Pesquisas, com a safra 2026/27 encerrada e um volume significativo de cafés de qualidade inferior colhido, apesar da produção elevada, a nova temporada (2027/28) também segue no radar dos agentes, com expectativas de retomada da produção de cafés de melhor padrão.
De forma geral, produtores acompanham com atenção o desenvolvimento da temporada, apreensivos com a possibilidade de impactos do El Niño (como temperaturas elevadas e tempo seco) influenciarem o pegamento das flores nas próximas semanas.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Conab compra 191 mil t de milho para abastecer estoques do ProVB
- BNDES aprova R$ 200 milhões para restaurar 7,2 mil hectares na Amazônia
- Venda de defensivos agrícola ilegais pelas redes sociais termina em prisão e apreensão em SC
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.