
Ciclone bomba passa pelo sul com muito granizo, ventania e estragos; veja imagens; tempestades provocam ao menos 3 mortes em Santa Catarina
A forte chuva e ventania que atingiram o sul do Brasil nesta terça-feira (30) deixaram sinais de destruição em diversos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Imagens enviadas por produtores mostram muita queda de granizo, estradas bloqueadas e quedas de árvores em diversos pontos. Ventos chegaram a 120 km/h e mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras estavam sem energia por volta das 19h.
O fenômeno recebe esse nome porque, associado ao ciclone, há uma queda rápida de pressão atmosférica, o que causa ventos intensos, segundo o professor Ernani de Lima Nascimento, do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Ciclone bomba e linha de instabilidade

A chuva é intensa no Rio Grande do Sul desde as primeiras horas do dia. Entre a madrugada e manhã desta terça Bento Gonçalves/MG registrou 104 mm de chuvas, Cruz Alta/RS registrou 99 mm e Campo Bom/RS registrou 74 mm. “Os volumes são bem significativos e a tendência é que continue chovendo de maneira expressiva. Estamos com aviso laranja e vai permanecer até amanhã pelo menos”, afirma Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.
De acordo com o governo do estado, o levantamento inicial das coordenadorias regionais da Defesa Civil, ao menos 25 municípios foram atingidos e os bombeiros atenderam mais de 900 ocorrências só no Oeste catarinense.

A orientação do governo do estado é para que as pessoas fiquem em casa e evite contato com fiações e estruturas metálicas nas ruas.
Previsão do tempo
Conforme o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, a previsão indica que o vento irá diminuir no início da noite, mas deverá voltar com maior intensidade entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (1°).
“Enquanto o ciclone se desloca para o mar o vento acalma. Porém, formado no mar pela sua forte intensidade e proximidade da costa irá trazer fortes rajadas de vento no Sul, Serra, Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Rajadas de 70 a 90 km/h ainda são esperadas”, afirma.
Adaptado de Notícias Agrícolas e G1



