Os agricultores desses estados enfrentam risco devido a chuvas intensas, possivelmente superiores a 200 mm, particularmente nos municípios de Paragominas e Santarém no Pará, onde a umidade excessiva pode complicar o uso de maquinário agrícola.
Segundo a previsão do tempo, para o período de 25 a 29 de abril, para os estados em fase de colheita de soja – estados do Sul e nas regiões de Matopiba, a colheita de soja prossegue ativamente. Durante os próximos cinco dias, espera-se que a precipitação nessas áreas não exceda 50 mm.
Entretanto o alerta para o Maranhão, onde os agricultores estão sob alerta devido à possibilidade de chuvas superiores a 90 mm, influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Chuvas são previstas em praticamente todas as regiões no próximo período:
- 25 a 29 de abril:
Clima ameno no Matopiba: Prevê-se uma pausa nas chuvas no Matopiba, o que é benéfico para a colheita de soja.
Risco no Maranhão e Pará: Os agricultores desses estados enfrentam risco devido a chuvas intensas, possivelmente superiores a 200 mm, particularmente nos municípios de Paragominas e Santarém no Pará, onde a umidade excessiva pode complicar o uso de maquinário agrícola.
Região Sul: A chuva prevista é mais intensa, especialmente no Rio Grande do Sul, com expectativa de precipitação superior a 100 mm.
Previsão estendida (30 de abril a 4 de maio):
Matopiba: As condições meteorológicas favorecerão a colheita de soja, especialmente no Maranhão, com precipitações não excedendo 30 mm.
Rio Grande do Sul: Este estado pode esperar chuvas significativas, até 150 mm, que podem desacelerar a colheita de soja durante este período.
Ameaça na pastagem: como identificar e combater a macambira antes que seja tarde
Entenda como a infestação dessa planta invasora reduz a capacidade de suporte do gado em até 60% e conheça as estratégias recomendadas por especialistas para combater a macambira até a raiz
Continue Reading Ameaça na pastagem: como identificar e combater a macambira antes que seja tarde
Argentina reduz abates de bovinos em 2026, mas rendimento das carcaças sobe para 240 kg/cab
Menor oferta de animais para frigoríficos, redução no descarte de fêmeas e aumento no peso médio das carcaças reforçam indícios de mudança no ciclo pecuário argentino e acendem alerta para o mercado sul-americano com aumento do rendimento das carcaças
Paraná conclui ciclo 2025/2026 de vigilância ativa para Influenza Aviária e Doença de Newcastle
O objetivo é monitorar de forma continuada a população de aves, permitindo a detecção precoce de possíveis enfermidades e comprovar a ausência de circulação de agentes causadores de doenças de grande impacto econômico e sanitário.
BNDES apresentou soluções de crédito para empreendedores rurais e empresas durante a Bahia Farm Show
O objetivo foi mostrar alternativas de crédito alinhadas ao perfil dos investidores e produtores do oeste baiano.
Primeiro BFS Leilões reforça protagonismo da pecuária e aposta na genética de qualidade no Oeste da Bahia
Iniciativa inédita na feira reuniu criadores em um ambiente exclusivo aos negócios, com a oferta de 1.572 animais e 61 touros Nelore de alto padrão, reforçando a força da pecuária regional.
Seca reforça importância da prevenção aos incêndios no campo
Os treinamentos ofertados pelo Sistema FAEP preparam os produtores rurais para evitar, prevenir e combater o fogo.
Continue Reading Seca reforça importância da prevenção aos incêndios no campo





