Em Mato Grosso e Goiás, pancadas isoladas podem permitir a entrada das máquinas, mas ainda não garantem umidade para a germinação; esperar pela regularização das chuvas também pressiona o calendário do milho safrinha
A chegada das primeiras chuvas ao Centro-Oeste costuma dar a largada para o plantio da soja. Neste início da safra 2026/27, porém, o produtor enfrenta uma decisão mais delicada: aproveitar a umidade deixada por uma pancada isolada ou aguardar uma sequência de precipitações capaz de sustentar a germinação e o estabelecimento da lavoura. Em boa parte de Mato Grosso e Goiás, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a água disponível no solo ainda é limitada.
O risco tem duas faces. Semear cedo demais pode resultar em emergência desuniforme, falhas no estande e replantio. Adiar a operação por um período prolongado, por sua vez, reduz o tempo disponível para colher a soja e implantar o milho segunda safra. A escolha não pode ser feita apenas pelo volume de chuva registrado em um dia: depende das condições do solo em cada propriedade e da perspectiva de continuidade das precipitações.
Plantio da soja 2026/27: Por que a primeira chuva pode não ser suficiente
Em análise publicada em 22 de setembro, o Inmet projetou acumulados baixos para a maior parte de Goiás e Mato Grosso até o dia 29. Os volumes de 10 a 30 milímetros apareciam concentrados principalmente no sul dos dois estados. O instituto também indicou temperaturas elevadas e armazenamento de água no solo extremamente baixo em extensas áreas da região. Trata-se de uma previsão emitida naquela data, que precisa ser confrontada com as atualizações meteorológicas e com a chuva efetivamente observada antes de orientar o plantio nesta segunda-feira, 28 de setembro.
Uma pancada pode umedecer a camada superficial e criar uma oportunidade aparente de semeadura. Se o calor e o tempo seco voltarem logo depois, a disponibilidade de água pode cair durante uma fase decisiva para a lavoura. Segundo o Inmet, o problema não é apenas quanto chove, mas com que frequência e distribuição a chuva ocorre após a semente ser colocada no solo.
Por isso, a situação pode variar entre municípios próximos e até entre talhões de uma mesma fazenda. O histórico de chuva na área, a umidade presente no perfil do solo e a previsão para os dias seguintes são mais úteis à decisão do que uma leitura isolada do pluviômetro.
A conta também chega ao milho safrinha
A soja é a primeira etapa de um calendário que, em muitas propriedades, inclui o milho logo após sua colheita. Se a implantação da oleaginosa atrasar de forma prolongada, a janela para a segunda safra fica mais estreita. O Inmet cita expressamente esse efeito para as áreas de sucessão em Goiás e Mato Grosso.
Isso não significa que toda lavoura semeada mais tarde terá perda, nem que antecipar o plantio seja sempre a melhor saída. Significa que o produtor precisa avaliar dois riscos ao mesmo tempo: o custo de implantar a soja sem água suficiente e o efeito de uma eventual demora sobre o milho. A intensidade de cada risco depende das condições locais e da evolução do tempo nas próximas semanas.
O que observar antes de colocar as máquinas no campo
A orientação do Inmet é considerar a umidade do solo na propriedade, acompanhar a atualização das previsões e respeitar as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Pancadas isoladas podem melhorar temporariamente as condições de semeadura, mas não asseguram, por si só, a água necessária para uma emergência uniforme.
Na prática, a decisão exige atenção especial a três pontos:
- Umidade no solo: verificar se há água disponível na profundidade em que a semente será depositada, além da aparência úmida da superfície.
- Continuidade da chuva: acompanhar a previsão atualizada e os registros locais, sem tratar um único evento como início definitivo da estação chuvosa.
- Calendário da propriedade: considerar o ciclo da cultivar de soja, a operação de colheita e o planejamento do milho segunda safra dentro das recomendações técnicas e do Zarc.
O alerta ganha dimensão nacional porque a Conab trabalha com uma perspectiva de 181,64 milhões de toneladas de soja na safra 2026/27. Essa é uma projeção de produção, não uma estimativa de perdas provocadas pela falta de chuva. O resultado dependerá das condições ao longo de todo o ciclo, começando por uma implantação adequada das lavouras.
Para o produtor, a questão imediata é objetiva: a chuva já criou condições para a soja nascer e se estabelecer, ou apenas molhou o campo por alguns dias? A resposta deverá vir da observação de cada área e das próximas atualizações do tempo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.