
Segundo informações da Agrifatto, as propostas apresentadas pela China estão entre 15% e 20% abaixo do que os exportadores consideram aceitável.
Os importadores chineses continuam pressionando exportadores de carne bovina a reduzir os preços do dianteiro bovino no mercado internacional. Segundo informações da Agrifatto, as propostas apresentadas pela China estão entre 15% e 20% abaixo do que os exportadores consideram aceitável.
Ainda de acordo com a Agrifatto, “os negócios realizados na última semana estabilizaram o preço em US$ 4.700 por tonelada, mas essa postura cautelosa reflete estoques bem abastecidos e um consumo interno mais lento na China”. O comportamento dos compradores chineses está alinhado com um momento de maior prudência no mercado interno, que tem enfrentado mudanças na dinâmica de consumo.
Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam que 2024 registrou um aumento de 6% nas importações chinesas de carne bovina. Contudo, para 2025, a projeção é de um crescimento bem mais tímido, de apenas 1%.
A Agrifatto destaca: “Este será o menor índice de variação desde 2014, quando houve uma redução de 2%”. Essa desaceleração projeta um impacto direto nas exportações globais, incluindo o Brasil.
Reflexos no mercado brasileiro
Com a China sendo o principal destino da carne bovina brasileira, a pressão por preços menores representa um desafio significativo. Os exportadores precisam lidar com a redução das margens de lucro e repensar suas estratégias para manter a competitividade no mercado internacional. A diversificação de mercados surge como uma alternativa viável para reduzir a dependência do mercado chinês.
Mesmo com os preços estabilizados na última semana, os exportadores enfrentam um cenário de incertezas, em que o poder de barganha chinês e as projeções mais conservadoras para o crescimento da demanda são fatores de preocupação.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
O controle eficiente desse inseto é crucial para garantir o sucesso do agropecuarista, especialmente em um momento de alta no preço da arroba do boi gordo.
Continue Reading De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
Conheça o melhor touro Nelore da história
Ludy de Garça: “Fatalmente, estatisticamente e realmente foi o melhor Touro da História do Nelore”; afirmação é de selecionador e grande nome do Nelore brasileiro
Filmes e séries imperdíveis para apaixonados por cavalos
Dos clássicos aos contemporâneos: filmes e séries que capturam a beleza, a força e a emoção da conexão entre humanos e cavalos.
Continue Reading Filmes e séries imperdíveis para apaixonados por cavalos
Com cerca de 105.000 cabeças de gado, fazenda brasileira é maior que várias nações
Fazenda Nova Piratininga, a gigante do agro impressiona com infraestrutura e modelo de gestão sustentável.
Continue Reading Com cerca de 105.000 cabeças de gado, fazenda brasileira é maior que várias nações
Inteligência artificial desempenha papel fundamental para o futuro da cana-de-açúcar brasileira
Alinhados às inovações tecnológicas, produtores têm adotado ferramentas baseadas em IA, como as oferecidas pela Taranis do Brasil, para tomar decisões mais precisas, o que resulta em maior rentabilidade na produção.
Calor, chuvas de verão e tempestades: veja a previsão do fim de semana
No sábado (22) e domingo (23), a previsão aponta para dias quentes e úmidos, com maior possibilidade de chuvas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Continue Reading Calor, chuvas de verão e tempestades: veja a previsão do fim de semana