Segundo a AgRural, o clima tem sido favorável ao desenvolvimento inicial das lavouras
A segunda safra de milho está praticamente plantada no Centro-Sul do Brasil. De acordo com a consultoria AgRural, as máquinas já percorreram 99% da área reservada para as lavouras do cereal até esta semana.
O avanço em relação à semana passada foi de sete pontos percentuais, com o trabalho acima da média dos últimos cinco anos, de 96% semeados nessa época.
“De um modo geral, as chuvas têm favorecido o desenvolvimento inicial e o começo da fase reprodutiva das lavouras”, diz a AgRural, em nota divulgada, nesta sexta-feira (23/3).
Ainda conforme a consultoria, o trabalho de campo ainda é feito em Minas Gerais e Goiás, onde o plantio chegou a 99%, além de Mato Grosso do Sul, onde os produtores já plantaram 93% da área.
Milho verão
Já a colheita do milho de primeira safra chegou a 43% das lavouras do Centro-sul do Brasil nesta semana, informa a AgRural. O trabalho de campo está atrasado em relação ao mesmo período no ano passado, quando 56% tinham sido colhidos, e em comparação com a média de cinco anos (52%).
“O Paraná teve bom avanço na semana e chegou a 59%, mas segue atrasado. Também há atraso significativo em Goiás, onde 10% da área está colhida. Em ambos os estados, o atraso se deve ao plantio tardio e ao foco dos produtores na colheita da soja”, diz a nota da consultoria.
A colheita de milho verão chegou a 72% em Santa Catarina e São Paulo, 68% no Rio Grande do Sul e 3% em Minas Gerais.
POR REDAÇÃO GLOBO RURAL