
A fala aconteceu em declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto; Presidente ainda ressaltou que além de barata, a carne do Brasil tem qualidade
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usou um tom de brincadeira nesta sexta-feira, 3, para reivindicar a abertura do mercado japonês para a carne brasileira. A fala aconteceu em declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto.
Lula sugeriu que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que acompanhará a comitiva do governo federal que vai com Kishida a São Paulo, leve o primeiro-ministro japonês a um churrasco no melhor restaurante da cidade.
“Leve o primeiro-ministro Fumio para comer um churrasco no melhor restaurante de São Paulo para que na semana seguinte ele comece a importar nossa carne. Para poder gerar desenvolvimento. Nossa carne é de qualidade e é mais barata do que a carne que vocês compram. Nem sei o preço, mas tenho certeza de que a nossa é mais barata e de qualidade extrema”, disse Lula.
A declaração acontece no momento em que o Brasil tenta ampliar o mercado e exportar carne para o Japão.
Lula disse, ainda, que recebeu o convite de Kishida para visitar o Japão em 2025, em ocasião do ano da cultura Brasil-Japão. “Disse ao primeiro-ministro que vou. E espero que a gente faça uma grande festa no Japão entre a comunidade brasileira e japonesa para firmarmos definitivamente essa parceria estratégica”, afirmou.
O presidente brasileiro defendeu que o Japão não veja o Brasil como um país menor. “Não queremos que o Japão enxergue o Brasil como um país menor. O Brasil é um país grande, não apenas do ponto de vista territorial, de suas florestas, das reservas minerais. O Brasil é grande porque tem um povo extremamente trabalhador e generoso”, argumentou.
Lula recebeu o primeiro-ministro Fumio Kishida no Planalto na manhã desta sexta. Na oportunidade, o governo brasileiro e o japonês assinaram uma série de memorandos, entre eles de comércio e de segurança cibernética.
Foram também cerca de 36 acordos firmados entre empresas brasileiras e japonesas, como por exemplo parcerias com a comunidade nikkei (termo usado para se referir a descendentes de japoneses em outros países) e na produção e venda de biomateriais, biocombustíveis e energias renováveis entre Suzano e Mitsui.
Com pressão compradora, preço do milho volta a cair no Brasil
A pressão veio da postura retraída de parte de compradores, que, agora, prefere consumir os estoques e se afastar das aquisições no spot, à espera de desvalorizações.
Continue Reading Com pressão compradora, preço do milho volta a cair no Brasil
Empresa vai investir R$ 70 milhões em Goiás com foco no agronegócio
Iniciativa será realizada em parceria com startup japonesa, especializada em tecnologias sustentáveis para setor químico
Continue Reading Empresa vai investir R$ 70 milhões em Goiás com foco no agronegócio
Embrapa destaca soluções sustentáveis para a agropecuária na Agrishow 2025
Os organizadores acreditam que devem passar pela feira cerca de 195 mil pessoas durante os cinco dias de exposição.
Continue Reading Embrapa destaca soluções sustentáveis para a agropecuária na Agrishow 2025
Maior disponibilidade interna de soja eleva liquidez
De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até 12 de abril, 88,3% da área nacional de soja havia sido colhida.
Continue Reading Maior disponibilidade interna de soja eleva liquidez
Parceria entre Governo e AGCO vai capacitar mão de obra rural
A Secretaria de Agricultura, em parceria com o Centro Paula Souza e a fabricante de maquinários AGCO, irá capacitar estudantes para operação e manutenção de máquinas
Continue Reading Parceria entre Governo e AGCO vai capacitar mão de obra rural
Micotoxinas no radar: Esalq mapeia riscos na produção de leite no Sudeste
A pesquisa partiu da necessidade de obter informações sobre a ocorrência de multi-micotoxinas em propriedades leiteiras da região Sudeste.
Continue Reading Micotoxinas no radar: Esalq mapeia riscos na produção de leite no Sudeste