![Calor pode gerar prejuízo de até 10% na produção gaúcha de leite](https://www.comprerural.com/wp-content/uploads/2025/02/PHOTO-2025-02-11-11-02-54-750x430.jpg)
Criadores de gado leiteiro estão apreensivos com calor excessivo e falta de chuva; Presidente da Gadolando estima redução de até 10% na produção gaúcha de leite por causa da estiagem
A falta de chuvas mais consistentes no Rio Grande do Sul aliado ao excessivo calor vem prejudicando a produção leiteira no Estado. O clima desfavorável prejudica sobretudo a produção de alimento para o gado leiteiro. Lavouras de soja e milho das regiões oeste e noroeste do Rio Grande do Sul vêm sofrendo com graus extremos de calor e escassez de chuva, o que impacta nos custos de produção dos rebanhos.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, explica que o clima excessivamente quente implica em maior custo, pois as vacas, ao sofrer esse estresse térmico, tendem a produzir menos e o gasto aumenta ainda mais com o necessário condicionamento destas vacas.
”Portanto, com custo de produção mais alto e produção mais baixa, fala-se em 600 mil, até 1 milhão de litros de leite a menos produzidos no Rio Grande do Sul, talvez chegando perto de 10% a menos de produção diária nestes dias de calor extremo”, estima.
No entanto, Tang salienta que os produtores de leite se adaptaram e investiram bastante nas propriedades. “Assim sendo, muitos já têm essas vacas bem acondicionadas, bem aclimatizadas, e nestas propriedades a redução de leite é bem menor, porque as vacas, mesmo com esse calor todo, estão bem acondicionadas e produzem leite. ainda em bom número e boa qualidade e volume semelhantes aos de outros dias”, pondera.
Queda na produção de silagem e aumento do custos
Tang destaca que, na queda da produção de milho, cada percentual que se perde na colheita do grão para silagem provoca um aumento no custo de produção, porque diminui o rendimento por hectare da silagem de milho, o que impacta diretamente na eficiência alimentar das vacas, sendo esta uma das variáveis mais importantes numa propriedade leiteira.
“É comida de qualidade que precisamos e num volume grande. Isso tudo fica prejudicado quando você tem um clima que não favorece e ainda com pouca área irrigada no estado, principalmente na produção leiteira”, analisa.
Sendo assim, o presidente da Gadolando reafirma a preocupação com o quadro atual e espera que a chuva retorne ao Rio Grande do Sul em volume consistente para frear o ritmo de perdas na produção leiteira.
“E que as condições melhorem no sentido de diminuir esse estresse térmico e que possamos não ter grandes perdas na produção de milho, já que a silagem de milho é a principal fonte de alimento para as nossas vacas leiteiras”, conclui.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Produtores enfrentam desafios com qualidade e capacidade da armazenagem de grãos
A estimativa da Conab prevê aumento de mais de 8% na safra 2024/2025; quantidade de silos não acompanham esse crescimento.
Continue Reading Produtores enfrentam desafios com qualidade e capacidade da armazenagem de grãos
Pecuária brasileira se despede de um gigante da raça Nelore
Reprodutor da raça Nelore, MUKESH FIV COL, tinha treze anos de vida e mais de 700 mil doses de sêmen comercializadas, um marco para a Colonial Agropecuária
Continue Reading Pecuária brasileira se despede de um gigante da raça Nelore
GDM lança a marca ‘Supra’ de sementes, após aquisição de ativos da KWS
A aquisição do negócio de milho e sorgo da KWS pela GDM foi aprovada em agosto pelo Conselho de Defesa da Atividade Econômica (Cade).
Continue Reading GDM lança a marca ‘Supra’ de sementes, após aquisição de ativos da KWS
COP30 do Agro: Uma Nova Perspectiva para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Eventos como a ECO-92, no Rio de Janeiro, e o Acordo de Paris em 2015, estabeleceram metas ambiciosas para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Continue Reading COP30 do Agro: Uma Nova Perspectiva para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
ANP alega já ter intensificado fiscalização do teor de biodiesel
O posicionamento vem após o Broadcast revelar um movimento de grandes distribuidoras, que consideram pedir à agência uma suspensão temporária da obrigação de mistura até que a fiscalização se mostre eficaz.
Continue Reading ANP alega já ter intensificado fiscalização do teor de biodiesel
Inflação dos alimentos é explicada por menos oferta, diz IBGE
O IPCA como um todo fechou o primeiro mês do ano em 0,16%, o menor para o mês desde 1994, quando começou o Plano Real.
Continue Reading Inflação dos alimentos é explicada por menos oferta, diz IBGE