Cacau: envelhecimento de plantações ameaça oferta global e pressiona preços

O ciclo economicamente viável do cacaueiro é de cerca de 20 anos, podendo chegar a 30 anos em ambientes favoráveis.

O envelhecimento das plantações de cacau nas principais regiões produtoras ameaça restringir a oferta global da commodity e pressionar as cotações nos próximos anos, aumentando a necessidade de renovação de cacauais para sustentar a produtividade. A avaliação consta de informações apresentadas no podcast “Do Cacau ao Futuro”, da Nestlé.

Segundo o consultor Roberto Lessa, o ciclo economicamente viável do cacaueiro é de cerca de 20 anos, podendo chegar a 30 anos em ambientes favoráveis. Para evitar quedas acentuadas de produtividade, a recomendação é renovar aproximadamente 10% da área cultivada por ano. O cenário é considerado crítico na Costa do Marfim, maior produtora mundial, onde a taxa de senilidade das lavouras alcança 85%. “Há necessidade de incorporar entre 1,8 milhão e 2,2 milhões de hectares de cacau de alta performance no mundo para compensar a perda de rendimento das áreas mais velhas”, afirmou Lessa.

China restringe volume, Europa fecha mercado e EUA abrem disputa: para onde vai a carne brasileira?

No Brasil, especialistas avaliam que o quadro reforça a urgência de investimentos em genética, assistência técnica e modernização das propriedades. O diretor de Agricultura da Nestlé Brasil, Carlos Soares, e o supervisor agrícola da empresa, Matheus Leite, destacaram a importância do apoio a boas práticas agrícolas e da disseminação de tecnologia no campo. Como exemplo de ganhos de produtividade, a Fazenda Vila Opa registrou que, em áreas degradadas, a produção variava de 150 a 200 quilos por hectare, enquanto quadras renovadas e com manejo adequado chegaram a 4.450 quilos por hectare, com apoio do programa Nestlé Cocoa Plan.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
RESUMIR COM:
LEIA TAMBÉM
NEWSLETTER COMPRERURAL

Receba as nossas
principais notícias

Conteúdo sobre o agronegócio, direto no seu e-mail.

🔒 Não enviamos spam. Você pode cancelar quando quiser.