Brasil testa 6G dentro de fazenda com IA para irrigação, pragas e alimentação do gado

Demonstração em Minas Gerais leva ao ambiente rural protótipos com inteligência artificial, sensores, gêmeos digitais e automação; tecnologia 6G ainda está em fase de pesquisa e padronização internacional

O Brasil testa aplicações para o 6G em uma fazenda nesta terça-feira, 20 de outubro, colocando a agricultura e a pecuária entre os ambientes usados para avaliar tecnologias que poderão integrar as futuras redes móveis. A demonstração ocorre na Fazenda Delta, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, como parte do Workshop Brasil 6G promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A agenda oficial reserva o período entre 13h30 e 17h30 para a apresentação dos projetos no ambiente rural.

Entre as soluções divulgadas para a atividade estão sistemas capazes de acompanhar condições de irrigação, reconhecer determinadas pragas por imagens e inteligência artificial, coletar dados de animais por sensores e automatizar a liberação de alimento para bovinos. O objetivo não é apresentar uma conexão 6G pronta para contratação, mas colocar aplicações e componentes de pesquisa diante das dificuldades encontradas fora dos laboratórios, como distância, cobertura, consumo de energia e necessidade de integrar diferentes equipamentos. Continue a leitura e acompanhe o Compre Rural, onde informação de qualidade ajuda a fortalecer quem vive e produz no campo.

6G em fazenda ainda é pesquisa, não internet comercial

O nome 6G pode passar a impressão de que a propriedade mineira já recebeu uma nova geração de telefonia móvel. Não é isso que está acontecendo.

O Projeto Brasil 6G nasceu de uma iniciativa liderada pelo Inatel, com participação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A proposta é desenvolver conhecimentos, arquiteturas, plataformas e aplicações que ajudem o País a participar da construção da próxima geração das comunicações móveis.

A terceira fase do projeto, prevista para o período de 2024 a 2026, envolve desde a concepção da arquitetura de rede até protótipos de Internet das Coisas (IoT), visão computacional, posicionamento, mapeamento, inteligência artificial e testes em condições reais. A realização de demonstrações em campo faz parte dessa etapa.

A diferença é fundamental para o produtor: os experimentos realizados agora não representam um serviço que possa ser contratado para conectar uma propriedade rural. Eles ajudam pesquisadores a avaliar como tecnologias de comunicação, sensores, processamento de dados e sistemas automatizados podem funcionar em cenários associados às redes futuras.

A própria ITU concluiu, em fevereiro de 2026, a elaboração de requisitos técnicos de desempenho para o chamado IMT-2030, conhecido como 6G. O documento ainda integra um processo internacional de avaliação e padronização, com aprovação formal dessa etapa prevista para análise pelo grupo responsável em dezembro de 2026.

Irrigação entra no teste com sensores, IA e gêmeo digital

Uma das aplicações divulgadas para a demonstração combina sensores meteorológicos, inteligência artificial e um gêmeo digital para acompanhar o funcionamento de um sistema de irrigação.

O gêmeo digital funciona como uma representação virtual de um equipamento ou processo físico. Em vez de apenas registrar dados coletados na propriedade, o sistema digital pode reproduzir o comportamento da estrutura monitorada e servir como interface para acompanhamento e controle.

No projeto apresentado durante o workshop, os sensores fornecem informações ambientais ao ambiente digital. A inteligência artificial é empregada para identificar possíveis anomalias nas medições, enquanto a arquitetura testada prevê a interação entre esse ambiente virtual e os equipamentos responsáveis pela irrigação.

A lógica está alinhada ao avanço da irrigação integrada a inteligência artificial e Internet das Coisas, área em que sensores deixam de servir apenas para gerar relatórios e passam a alimentar sistemas capazes de apoiar decisões e comandos operacionais.

Para o produtor, o ganho potencial está justamente na integração. Uma propriedade pode possuir estação meteorológica, medidores, pivô e plataforma de gestão, mas obter pouco benefício se esses componentes não conseguirem trocar informações de maneira confiável.

Inteligência artificial tenta reconhecer pragas pelas imagens

A agricultura também aparece nos experimentos por meio de uma armadilha equipada com câmera e processamento de imagens.

Segundo a divulgação do workshop, o equipamento foi desenvolvido para reconhecer insetos como broca-do-café e o psilídeo relacionado à disseminação do greening dos citros, além do Aedes aegypti em aplicações voltadas à vigilância sanitária. As imagens são processadas com inteligência artificial e os registros podem ser disponibilizados digitalmente para acompanhamento remoto.

A utilidade desse tipo de ferramenta está em reduzir o intervalo entre a presença do inseto no campo e sua identificação. Em sistemas convencionais, armadilhas precisam ser inspecionadas e o material coletado deve ser classificado. Com visão computacional, parte dessa triagem pode ser automatizada.

Isso, porém, não transforma a identificação por imagem em recomendação automática de controle. Decisões fitossanitárias dependem de fatores como nível de infestação, estádio da cultura, condições ambientais, histórico da área e orientação técnica.

O experimento chama atenção ainda por envolver duas cadeias relevantes para Minas Gerais: café e citros. A tecnologia usada para reconhecer uma espécie específica também depende de treinamento e validação adequados; um algoritmo desenvolvido para determinado inseto não pode simplesmente ser considerado eficiente para qualquer outra praga.

Câmeras entram no manejo do gado

Na pecuária, um dos protótipos divulgados utiliza câmeras e inteligência artificial para perceber quando um bovino se aproxima do local de alimentação.

A partir dessa identificação, o sistema pode acionar a liberação de ração automaticamente. Os registros gerados também permitem acompanhar informações como frequência e tempo de permanência dos animais no ponto monitorado.

A aplicação exemplifica uma mudança importante na digitalização da pecuária. O valor não está apenas na câmera, no sensor ou no equipamento que libera o alimento, mas na capacidade de fazer esses componentes trabalharem em conjunto.

Esse princípio já aparece em outras ferramentas de monitoramento de bovinos por sensores, capazes de acompanhar atividade, ruminação, temperatura e alterações de comportamento que podem indicar a necessidade de avaliar determinado animal.

O desafio aumenta quando centenas ou milhares de dispositivos precisam transmitir informações simultaneamente em propriedades extensas. É justamente nesse ponto que conectividade, processamento de dados e automação passam a fazer parte do mesmo problema tecnológico.

Monitoramento de animais não se limita ao rebanho

O material divulgado sobre as demonstrações também descreve uma coleira dotada de sensores para registrar movimentação, temperatura, umidade e luminosidade.

Neste caso, há outra correção em relação à interpretação inicial da pauta: o projeto é apresentado como ferramenta para monitoramento de animais silvestres, e não especificamente de bovinos.

Os dados são transmitidos por comunicação sem fio de baixo consumo, e a solução também permite estimar a localização dos animais. A proposta pode servir a pesquisas de fauna e trabalhos de conservação em locais onde a instalação de infraestrutura convencional de telecomunicações é difícil.

O tema não surgiu agora no Projeto Brasil 6G. Documentos técnicos anteriores do programa já tratavam o monitoramento de animais silvestres e a cobertura de regiões remotas como casos de uso associados às redes futuras. A agropecuária também aparece formalmente entre as famílias de aplicações estudadas, incluindo agricultura e pecuária de alta precisão.

Por que testar a tecnologia dentro de uma fazenda

Uma propriedade rural oferece condições muito diferentes das encontradas em centros urbanos ou dentro de um laboratório.

Sensores podem estar separados por centenas de metros ou quilômetros. Há áreas sem energia elétrica convencional, máquinas em movimento, vegetação, relevo irregular e equipamentos que precisam funcionar durante longos períodos consumindo pouca bateria.

Ao mesmo tempo, uma fazenda conectada pode reunir dispositivos completamente diferentes: estação meteorológica, câmera, drone, colar eletrônico, máquina agrícola, sensor de solo, sistema de irrigação e plataforma de gestão.

O campo brasileiro já convive com essa diversidade tecnológica. Mesmo com a expansão das redes 4G e 5G nas áreas agrícolas, a cobertura continua desigual, levando propriedades a combinar redes móveis, sistemas IoT de longo alcance, redes privadas e comunicação por satélite.

Por isso, uma das questões centrais para as futuras redes não será somente aumentar a velocidade de internet. Também será necessário conectar equipamentos com necessidades muito diferentes, desde um sensor que envia poucos dados por dia até uma câmera que produz imagens continuamente.

A pesquisa brasileira já considera explicitamente esse desafio. Documentos do Projeto Brasil 6G colocam a “Agropecuária do Futuro” entre seus casos de uso e relacionam as redes futuras a aplicações de agricultura de precisão, pecuária de precisão, rastreabilidade e logística.

IA, sensores e máquinas tendem a funcionar cada vez mais conectados

A demonstração em Minas Gerais também evidencia que a transformação digital do campo não depende de uma tecnologia isolada.

Um sensor pode medir umidade. Uma câmera pode identificar um objeto. Um algoritmo consegue analisar dados. Um atuador pode abrir uma válvula ou liberar alimento. Mas a automação só avança quando existe infraestrutura capaz de levar informações de uma etapa para outra com confiabilidade.

Essa integração está no centro da evolução da agricultura digital que conecta sensores, máquinas, drones e inteligência artificial.

É também por isso que várias das aplicações apresentadas na Fazenda Delta não precisam esperar pelo 6G para existir. Sistemas de irrigação automatizada, visão computacional, sensores pecuários e dispositivos IoT já podem utilizar tecnologias disponíveis atualmente.

O que o ambiente de pesquisa permite testar é como esses componentes poderão ser integrados a arquiteturas de comunicação futuras e quais problemas precisam ser resolvidos antes que isso possa ganhar escala.

O que o produtor pode aproveitar agora

A demonstração não significa que produtores devam interromper investimentos atuais esperando a chegada do 6G.

Para decisões de curto e médio prazo, continuam sendo mais relevantes fatores como qualidade da cobertura disponível na propriedade, custo da infraestrutura, compatibilidade entre equipamentos, disponibilidade de assistência técnica, segurança dos dados e retorno econômico da automação.

Uma solução que funciona em ambiente experimental também precisa provar resistência às condições reais do campo: chuva, poeira, calor, falhas de energia, interferências, distância entre dispositivos e necessidade de manutenção.

O valor da demonstração desta terça-feira está em outro ponto. Ao colocar irrigação, pragas, fauna e pecuária entre os casos de uso pesquisados, o projeto brasileiro leva necessidades rurais para uma etapa em que a próxima geração das telecomunicações ainda está sendo construída.

Isso aumenta a possibilidade de que questões próprias do campo — e não apenas demandas de cidades, fábricas e consumidores urbanos — façam parte dos testes que antecedem a definição das redes futuras.

A Fazenda Delta, portanto, não recebeu uma internet 6G pronta para uso. Ela se transforma em ambiente de experimentação para tecnologias que podem ajudar a definir como a conectividade rural funcionará nas próximas gerações.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
RESUMIR COM:
LEIA TAMBÉM
NEWSLETTER COMPRERURAL

Receba as nossas
principais notícias

Conteúdo sobre o agronegócio, direto no seu e-mail.

🔒 Não enviamos spam. Você pode cancelar quando quiser.