Brasil tem a chance de criar programa para todos os planos

Essa ação seria um marco para a produção agropecuária brasileira, e poderia ser apresentada com toda pompa e circunstância em novembro, na COP 30

Por Luciano Vacari* – O Brasil é uma grande fábrica de planos. Já tivemos por aqui planos de tudo quanto foi jeito para ajeitar o País. Poucos vão se lembrar do Plano Salte do governo Dutra, do Plano Lafer do Presidente Vargas ou do Plano de Metas do Saudoso JK. Mais recentemente é impossível esquecer do Plano Collor e por último o Plano Real do FHC, mas o que todos sabem é que por um motivo ou outro todos eles fracassaram, em parte ou no todo.

É impressionante o tempo que se perde nos ministérios espalhados pela esplanada em desenhar coisas que nunca foram feitas, sim que nunca foram feitas, porque senão o inventor não poderia se apropriar do tema. São servidores e mais servidores que ao inventar a nova pólvora, se apropria da sua invenção como se fosse o plano da vida dele, e não um plano de governo. São caixinhas que não conversam com outras caixinhas, e no final tudo fracassa, talvez esse seja o grande motivo de tantos burros n’água.

Desde 2003 temos o plano safra, que tem como missão financiar a produção agropecuária nacional, sendo que na última delas, a safra 24/25 foram anunciados mais de 400 bilhões de reais para o setor.

Mas será que ele funciona como deveria? Os produtores estão satisfeitos? A resposta é não.

Também temos o plano de recuperação de pastagens degradadas, que surgiu em 2023 prometendo recuperar 40 milhões de hectares de pastagens pelo Brasil que perderam a capacidade ideal de suporte. É um bom plano, mas na prática, quanto se recuperou?

Ainda, lá em 2020 foi criado o plano nacional de bioinsumos, focado em aproveitar a biodiversidade brasileira para reduzir o uso de defensivos químicos, diminuindo o custo de produção e de quebra tornando o modelo produtivo nacional ainda mais sustentável. Depois de longos 05 anos finalmente a lei foi aprovada, e se espera que em 2025 finalmente o setor tenha a regulamentação para o uso, produção e comercialização.

Ainda se fala em plano de carbono, plano clima, plano rastreabilidade. Oras, será que não chegou a hora de juntar todas essas iniciativas que deveriam ser transversais, mas não são, em uma única ação de governo? Que tal juntar todos os planos existentes no Ministério do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Regional e da Ciência e Tecnologia em um grande programa de governo, que seja perene, transversal e principalmente, que não termine quando muda o presidente?

Vamos criar o Programa Nacional de Produção Agropecuária Sustentável!

Essa ação seria um marco para a produção agropecuária brasileira, e poderia ser apresentada com toda pompa e circunstância em novembro, na COP 30.

É preciso pensar a produção como um todo, no crédito que viabiliza a compra de insumos, na assistência técnica que orienta o uso e as boas práticas, no ganho ambiental e produtivo que a recuperação de áreas degradadas traz ao sistema, na mitigação das emissões de gases do efeito estufa, na melhoria de renda e na geração de emprego.

O clima é importante, sim muito. Mas não é mais importante que as pessoas. Se tivermos um grande programa que pense no conjunto da obra, além dos resultados sócio-econômicos, certamente teremos bons resultados para o meio ambiente e para o clima.

Chegou a hora aparar as arestas e as vaidades de cada caixinha de lado e mostrar que o Brasil é maior e tem um projeto de futuro para a produção nacional, sem ideologia ou cores, e sim compromisso com o cidadão e com o setor.

Luciano Vacari é gestor de agronegócios e CEO da NeoAgro Consultoria.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM