Para ex-presidente do Banco dos Brics Marcos Troyjo, Brasil se destaca como superpotência alimentar ao aliar agro e sustentabilidade.
O economista Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (o Banco dos Brics), vê o Brasil como “superpotência alimentar” e “grande exportador de sustentabilidade”. “A aliança entre agro e meio ambiente dá esse diferencial de sustentabilidade ao Brasil”, afirmou Troyjo.
Ele enfatiza, porém, a necessidade de uma postura mais ativa no exterior: “O nosso esforço de comunicação, o nosso esforço de diplomacia econômica, o nosso marketing tem que estar recheado dessa mensagem de exportação de sustentabilidade. É algo que a gente não tem feito”.
Do lado estrutural, Troyjo explica uma importante mudança demográfica em curso no planeta.Segundo ele, dos 198 países do mundo, 184 terão declínio populacional nos próximos 25 anos.
Nove, entretanto, sustentarão um crescimento “robusto” da população global: três asiáticos (Índia, Paquistão, Indonésia); cinco africanos (Nigéria, Sudão, Tanzânia, Congo, Uganda); e os Estados Unidos.
“Haverá uma demanda ainda maior de alimentos no mundo. De onde eles vão vir? Você tem quatro grandes produtores”, afirma Troyjo, iniciando sua explicação e elencando um por um.
“A China, por conta do tamanho de sua população e do seu mercado, é importadora líquida de alimentos. A Índia é outra grande produtora, mas com gravíssimos problemas de abastecimento hídrico, uma produção ainda muito voltada à economia de subsistência, em pequenas propriedades. Os Estados Unidos, com oscilações, mas sem ter tanta competitividade em algumas áreas“, argumenta o economista, que foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais no governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Quem pode responder a esse desafio? É o Brasil. É o único país que tem um teto retrátil para produzir com sustentabilidade. Tem as maiores reservas hídricas do mundo, tem um fenômeno extraordinário, que são os rios voadores.”
A questão conjuntural, também citada por Troyjo, remete à guerra tarifária deflagrada pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos.
Em resposta às sobretaxas adotadas pela Casa Branca, a China decidiu impor restrições para as importações agrícolas de produtores americanos.
“Os chineses anunciaram retaliações às exportações americanas de soja, milho, frango, carne bovina. O único país do mundo que a capacidade, seja em termos de velocidade ou de escala para gerar esse efeito de substituição, é o Brasil”, ressalta.
“A geopolítica em torno de todas essas tensões está convocando o Brasil a ser uma superpotência alimentar”, conclui Troyjo.
Fonte: CNN
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Levantamento aponta falta de diesel em 142 municípios gaúchos
O estudo foi realizado realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na última quinta-feira.
Continue Reading Levantamento aponta falta de diesel em 142 municípios gaúchos
Fiscalização da ANP tem 11 autuados por indícios de preços abusivos
O resultado é saldo da primeira semana de fiscalização após a publicação da Medida Provisória (MP) 1.340, que aumenta a multa para essa prática.
Continue Reading Fiscalização da ANP tem 11 autuados por indícios de preços abusivos
Arrecadação federal bate recorde e soma R$ 222,1 bilhões em fevereiro
O resultado representa crescimento real de 5,68% na comparação com fevereiro do ano passado, já descontada a inflação.
Continue Reading Arrecadação federal bate recorde e soma R$ 222,1 bilhões em fevereiro
Rabobank e Fundo AGRI3 anunciam ampliação do Programa Renova Pasto
O objetivo é recuperar áreas degradadas e aumentar a produtividade de forma sustentável no Cerrado e na Amazônia. São Paulo, 24 – O Rabobank e o Fundo AGRI3 anunciaram a ampliação do Programa Renova Pasto, com o lançamento da versão 2.0. A nova fase expande a iniciativa, criada em 2023, para atender também a produtores…
Continue Reading Rabobank e Fundo AGRI3 anunciam ampliação do Programa Renova Pasto
Moraes concede prisão domiciliar a Bolsonaro após internação por pneumonia
Ficou demonstrado por laudos médicos que a saúde de Bolsonaro precisa de vigilância constante, o que pode ser melhor oferecido no “ambiente familiar”.
Continue Reading Moraes concede prisão domiciliar a Bolsonaro após internação por pneumonia
CNC rebate generalizações e condena qualquer forma de trabalho degradante
Segundo o CNC, a cafeicultura brasileira envolve cerca de 300 mil propriedades rurais, está presente em 18 Estados e em aproximadamente 1.900 municípios.
Continue Reading CNC rebate generalizações e condena qualquer forma de trabalho degradante





