O documento, que precisa ser elaborado em até 20 dias, a partir de segunda-feira (30), busca demonstrar que as exportações brasileiras de carne bovina não causaram prejuízo à indústria chinesa.
O governo brasileiro formou uma força-tarefa para apresentar uma manifestação formal ao Ministério do Comércio da China, de acordo com informações do colunista Caio Junqueira, da CNN, após o país asiático anunciar a abertura de investigações sobre a carne bovina importada. A medida foi divulgada na última sexta-feira (27) e gerou imediata mobilização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Itamaraty e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
O documento, que precisa ser elaborado em até 20 dias, a partir de segunda-feira (30), busca demonstrar que as exportações brasileiras de carne bovina não causaram prejuízo à indústria chinesa no período de 2019 ao primeiro semestre de 2024, alvo da investigação. Esse prazo é crítico, considerando o impacto econômico do setor e a necessidade de manter relações comerciais sólidas com a China, maior compradora da carne brasileira.
Até o momento, não há sinais de aplicação de medidas restritivas preliminares, como tarifas adicionais ou suspensão de compras. Permanece vigente a tarifa de 12% ad valorem aplicada pela China às importações do produto.
A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), em nota oficial, assegurou estar acompanhando de perto o caso e se colocou à disposição para colaborar com as autoridades brasileiras e chinesas. Representantes do setor privado têm participado ativamente das discussões, reforçando a importância de uma resposta bem estruturada.
Impacto econômico no mercado da carne bovina
A China é o principal destino da carne bovina brasileira. Em 2024, foram exportadas mais de 1 milhão de toneladas, um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023. Esse volume consolida o Brasil como um dos maiores fornecedores de carne para o país asiático.
A investigação chinesa foi iniciada após associações pecuaristas locais alegarem que o aumento das importações nos últimos anos impactou negativamente a produção doméstica. A análise poderá durar até oito meses e, caso medidas restritivas sejam impostas, as exportações brasileiras podem ser significativamente afetadas.
Posição oficial do governo sobre declaração da China
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária destacou o compromisso do Brasil em defender os interesses do agronegócio nacional, reforçando o respeito às decisões soberanas da China. O governo assegura que buscará um diálogo construtivo para alcançar soluções benéficas para ambas as partes.
Entenda o cenário
A abertura da investigação foi oficializada pelo Anúncio 60 do Ministério do Comércio da China, em resposta a pedidos de associações pecuaristas chinesas que consideram o volume de carne importada excessivo. Essa situação coloca em evidência a dependência do Brasil desse mercado, ao mesmo tempo que reforça a necessidade de diversificar destinos para seus produtos.
Com o prazo de apresentação da manifestação oficial em contagem regressiva, o Brasil enfrenta o desafio de equilibrar uma postura defensiva com a manutenção de laços diplomáticos estratégicos com a China.
A manutenção desse mercado é essencial para o agronegócio brasileiro, um dos pilares da economia nacional.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Nova frente fria avança e muda o clima no Brasil; produtores entram em alerta nesta semana
Previsão do INMET indica retorno das chuvas em regiões estratégicas, avanço de novas áreas de instabilidade e mudança no cenário climático que pode impactar lavouras, pecuária e operações no campo nos próximos dias.
Ministro André de Paula reforça atuação internacional do agro em reunião com adidos agrícolas
Encontro reuniu os 39 adidos agrícolas do Mapa para discutir oportunidades, desafios e estratégias de fortalecimento da agropecuária brasileira nos mercados internacionais.
Justiça garante alongamento de dívida superior a R$ 2 milhões para produtor de soja de Buritis (MG)
Decisão da Justiça Federal beneficia agricultor afetado por perdas de mais de 54% da safra e evidencia avanço das disputas judiciais envolvendo crédito rural no Brasil
Com a presença do ex-ministro Roberto Rodrigues, José Luiz Tejon e mais referências do setor, LIDE Agronegócio Ribeirão Preto será lançado dia 17 de junho
Evento marca a estreia de uma das iniciativas mais estratégicas do interior paulista e reforça a cidade como um dos principais centros de debates e decisões ligados ao agro no país.
Índice de Poder de Compra de Fertilizantes tem leve queda e alcança 1,55
Queda de 0,4% no IPCF é impulsionada pelo recuo nas commodities e baixa de 15% na ureia, mas atraso nas compras acende alerta para os custos da próxima safra
Continue Reading Índice de Poder de Compra de Fertilizantes tem leve queda e alcança 1,55
IBS e CBS: vale a pena o produtor rural aderir ao novo regime tributário?
Nova legislação permite que produtores rurais escolham aderir ou não ao IBS e à CBS, mas a decisão pode impactar custos, competitividade e acesso a créditos tributários Por Bruna Etiane Costa – Com a implementação do novo modelo tributário brasileiro, baseado no princípio da não cumulatividade ampla, além das inéditas alíquotas do IBS e da…
Continue Reading IBS e CBS: vale a pena o produtor rural aderir ao novo regime tributário?





