Bolsonaro se reúne com produtores de leite em Bagé; Movimento Construindo Leite Brasil entrega carta ao presidente com reivindicações
Em sua visita a Bagé (RS), o presidente Jair Bolsonaro recebeu ofício com a pauta de reivindicações dos produtores de leite gaúchos. Eles pedem a ampliação do seguro Proagro para pastagem e silagem, entre outras atividades, na produção de leite e medidas do governo federal para o fortalecimento da cadeia leiteira.
O documento foi entregue durante encontro com os produtores Joel Dalcin, Rafael Hermann e Leonel Fonseca, coordenadores do Movimento Construindo Leite Brasil e da Associação de Construindo Leite. A audiência foi articulada pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB-RS), também membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
No ofício, os produtores ressaltam que o Rio Grande do Sul sofreu com uma estiagem prolongada desde o segundo semestre de 2019 e com as chuvas constantes neste ano. “Isso trouxe prejuízos aos produtores de leite”, assinalam. Em consequência disso, alertam, a repercussão na alimentação do gado leiteiro será sentida por mais tempo.
Esse cenário, pontuam o Movimento Construindo Leite Brasil e da Associação Construindo Leite, exigirá que os produtores se reorganizem, ajustando as matrizes e direcionando os investimentos à alimentação do gado, a fim de que tenham uma produção de leite de qualidade para distribuir à população.
- E se o Brasil parasse de produzir leite?
- Governo insulta produtor de leite com novas medidas
- Vaca produtora de “leite em pó” é solução do pecuarista
- A cada onze minutos um produtor de leite deixa a atividade
- Tristeza: Mais de 500 família deixam a atividade
- Vinte mil famílias deixam a produção de leite, entenda!
Eles reivindicaram a Bolsonaro incentivos fiscais para o produtor de leite e desoneração a produção de leite. Pedem ainda antecipação do preço pago aos produtores de leite pelos laticínios, a fim de que possam saber quanto receberão no mês seguinte à entrega do produto, o que permitirá melhor planejamento de suas atividades.
Os produtores também pediram ao presidente incentivos às exportações de leite, regulação das importações, apoio do governo federal para aumentar o consumo de leite, fixação de metas governamentais para a cadeia produtiva leiteira e maior participação da base produtora no Comitê Técnico Consultivo do Leite e na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Estamos satisfeitos com a atenção do presidente, disse Joel Dalcin, instantes após participaram do almoço com Bolsonaro, do qual participaram cerca de 80 pessoas, entre autoridades do governo federal, do Rio Grande do Sul e de Bagé e parlamentares municipais, estaduais e federais.
“Conseguimos passar um pouco dos anseios dos produtores de leite e entregamos a pauta, que serão encaminhadas”, pontuou Joel Dalcin. “Também conversamos com lideranças do governo e com deputados, visando o encaminhamento das pautas para tentar fazer com que as coisas aconteçam”, reforçou.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
“Deu para vermos que o presidente Bolsonaro é comprometido não só com os produtores de leite, mas com o gaúcho e brasileiro. A gente sente que ele sabe que a base da nossa economia brasileira está no agronegócio”, frisou Rafael Hermann, que entregou o ofício com as reivindicações do setor a Bolsonaro.
Leonal Fonseca acrescentou: “Também conversamos com assessores do presidente Bolsonaro e deputado. Enfatizamos a necessidade de que essa mudança [para o setor leiteiro] venha acontecer. Eles sabem das dificuldades da cadeia leiteira, e a gente quer estar inserido no núcleo decisório político. Precisamos ter voz e vez. Vamos dialogar, opinar, dar sugestões e receber críticas, mas precisamos estar inseridos nesse contexto.”
Adaptado de João Carlos Rodrigues / AGROemDIA