Uma das vantagens que pode-se alcançar com esse manejo é que, apesar de ser um sistema individualizado, permite maior oportunidade dos bezerros se exercitarem e terem melhor movimentação.
O bezerreiro tropical é utilizado por muitas fazendas leiteiras para alojamento dos animais em sua fase inicial de vida, do nascimento ao desmame devido às vantagens que pode trazer à fazenda leiteira.
Neste tipo de instalação, os animais ficam presos por um fio, que tem por volta de 10 metros. A proteção solar normalmente é feita por sombrite, em um dos lados da contenção por fio.
Uma das vantagens que pode-se alcançar com esse manejo é que, apesar de ser um sistema individualizado, permite maior oportunidade dos bezerros se exercitarem e terem melhor movimentação.
O contato visual também é importante para os bezerros. Nesse tipo de instalação, por mais que seja individualizado, é possível ter essas oportunidades de o bezerro expressar seu comportamento.
É comum ver, após o aleitamento, o bezerro correndo de uma ponta a outra, o que é muito bom, devido ao exercício. Além disso, essa oportunidade de expressar seu comportamento faz com que ele tenha um melhor desenvolvimento motor e cognitivo.
No entanto, existem alguns cuidados de manejo que precisam ser tomados para que o sistema realmente gere o resultado esperado:
– Ração deve estar de um lado, e o bebedouro ou balde onde é feito o aleitamento deve estar do lado oposto.
Isso é importante para que o bezerro tenha, justamente, a movimentação que o sistema permite. Quando há os pontos de água e comida do mesmo lado, os animais acabam ficando em apenas um lado da instalação, o que não é recomendado.
– Manejo de dejetos e boa cobertura vegetal.
Diferente da casinha individual, em que é possível movimentá-la e melhorar essa área, tendo assim um ambiente menos contaminado, no sombrite isso não é possível.
Então, é importante que a cobertura vegetal do local sempre esteja baixa, que seja sempre feito o manejo de dejetos, principalmente em casos em que há animais doentes.
Se há bezerros com diarreia, é importante fazer a remoção das fezes e colocar cal virgem, pois ajuda a esterilizar o ambiente.
– Respeitar o período de vazio sanitário
Quando desmamar um bezerro e em seguida colocar um outro, recém-nascido, é necessário esperar pelo menos alguns dias – 5 dias de vazio sanitário.
Se não for possível esperar todos esses dias, deve-se fazer a limpeza do local, colocar a cal virgem e esperar o máximo de tempo possível para colocar outro animal.
- Projeto autoriza uso do fungicida carbendazim em defensivos agrícolas
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
- Florestas restauradas aumentam produtividade de soja em até 10 sacas por hectare
Um bezerro mais velho já tem certa resistência ao ambiente quando comparado com um bezerrinho novo, que ainda está com sua imunidade em formação.
– Garantir a interação humano-animal
A interação humano-animal é muito importante. No momento do aleitamento, é importante haver estimulação tátil da bezerra, o que modula o comportamento animal e melhora sua resposta quando for novilha, facilitando o manejo na ordenha, principalmente nas raças mais zebuínas.
Fonte: MilkPoint