
Uma das vantagens que pode-se alcançar com esse manejo é que, apesar de ser um sistema individualizado, permite maior oportunidade dos bezerros se exercitarem e terem melhor movimentação.
O bezerreiro tropical é utilizado por muitas fazendas leiteiras para alojamento dos animais em sua fase inicial de vida, do nascimento ao desmame devido às vantagens que pode trazer à fazenda leiteira.
Neste tipo de instalação, os animais ficam presos por um fio, que tem por volta de 10 metros. A proteção solar normalmente é feita por sombrite, em um dos lados da contenção por fio.
Uma das vantagens que pode-se alcançar com esse manejo é que, apesar de ser um sistema individualizado, permite maior oportunidade dos bezerros se exercitarem e terem melhor movimentação.
O contato visual também é importante para os bezerros. Nesse tipo de instalação, por mais que seja individualizado, é possível ter essas oportunidades de o bezerro expressar seu comportamento.
É comum ver, após o aleitamento, o bezerro correndo de uma ponta a outra, o que é muito bom, devido ao exercício. Além disso, essa oportunidade de expressar seu comportamento faz com que ele tenha um melhor desenvolvimento motor e cognitivo.
No entanto, existem alguns cuidados de manejo que precisam ser tomados para que o sistema realmente gere o resultado esperado:
– Ração deve estar de um lado, e o bebedouro ou balde onde é feito o aleitamento deve estar do lado oposto.
Isso é importante para que o bezerro tenha, justamente, a movimentação que o sistema permite. Quando há os pontos de água e comida do mesmo lado, os animais acabam ficando em apenas um lado da instalação, o que não é recomendado.


– Manejo de dejetos e boa cobertura vegetal.
Diferente da casinha individual, em que é possível movimentá-la e melhorar essa área, tendo assim um ambiente menos contaminado, no sombrite isso não é possível.
Então, é importante que a cobertura vegetal do local sempre esteja baixa, que seja sempre feito o manejo de dejetos, principalmente em casos em que há animais doentes.
Se há bezerros com diarreia, é importante fazer a remoção das fezes e colocar cal virgem, pois ajuda a esterilizar o ambiente.

– Respeitar o período de vazio sanitário
Quando desmamar um bezerro e em seguida colocar um outro, recém-nascido, é necessário esperar pelo menos alguns dias – 5 dias de vazio sanitário.
Se não for possível esperar todos esses dias, deve-se fazer a limpeza do local, colocar a cal virgem e esperar o máximo de tempo possível para colocar outro animal.
- Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
- Conheça o melhor touro Nelore da história
- Filmes e séries imperdíveis para apaixonados por cavalos
Um bezerro mais velho já tem certa resistência ao ambiente quando comparado com um bezerrinho novo, que ainda está com sua imunidade em formação.

– Garantir a interação humano-animal
A interação humano-animal é muito importante. No momento do aleitamento, é importante haver estimulação tátil da bezerra, o que modula o comportamento animal e melhora sua resposta quando for novilha, facilitando o manejo na ordenha, principalmente nas raças mais zebuínas.
Fonte: MilkPoint