Barra Agroshow: 2ª edição começa a ganhar forma com lançamento em Juazeiro

Evento projeta crescimento de 18% em área e foca em inovação tecnológica para consolidar o Médio São Francisco como nova fronteira agrícola nacional

Com o propósito de integrar as forças produtivas que margeiam o Rio São Francisco, foi lançada oficialmente em Juazeiro (BA) a Barra Agroshow 2026. O evento ocorreu no Centro de Excelência em Fruticultura nesta quarta-feira (15) e deu a largada para a segunda edição da feira. O encontro posiciona o evento como um elo estratégico para o crescimento tecnológico e econômico do setor produtivo regional.

A Barra Agroshow 2026, que teve sua gênese em 2024 e estreou oficialmente em 2025, foi apresentada a lideranças, investidores e produtores rurais do Vale do São Francisco. O lançamento ocorre após um primeiro ano de sucesso absoluto, quando o evento movimentou R$ 32 milhões em negócios e atraiu um público de 12 mil visitantes. Para o próximo ciclo, a região conhecida como a Fronteira Agrícola do Brasil projeta uma estrutura ainda mais robusta entre os dias 19 e 22 de agosto de 2026.

Expansão e infraestrutura na Barra Agroshow 2026

O planejamento para a nova edição foca em números ambiciosos e melhoria da experiência do expositor. A organização confirmou um crescimento de 18% na área total do evento, permitindo a expansão para 125 expositores. Além disso, a Barra Agroshow 2026 contará com novos espaços dedicados exclusivamente à inovação, ao crédito rural e à tecnologia aplicada no campo.

Sediada em Barra, no coração do Polo Agroindustrial e Bioenergético, a feira destaca o potencial de uma região que possui mais de 1,4 milhão de hectares agricultáveis. Com condições naturais privilegiadas, o Médio São Francisco já apresenta índices de produtividade que chegam a ser o dobro da média nacional. Esse desempenho impulsiona a fruticultura premium voltada à exportação, a produção sustentável de grãos e a agropecuária de ponta.

Tecnologia e inovação na Barra Agroshow 2026

Durante o lançamento no Centro de Excelência, foram detalhadas as novidades técnicas para o próximo ano. Além da fruticultura de alta qualidade, a feira terá uma programação técnica composta por palestras e visitas de campo. Haverá também espaços voltados para as Mulheres do Agro e para a Agricultura Familiar.

No setor de tecnologia, o destaque da Barra Agroshow 2026 será a pecuária de corte com genética de alta performance, além de soluções em energia solar e irrigação de precisão. Segundo Marco Caviola, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra (SPRBarra) e da feira, o evento nasceu para ser um catalisador de crescimento. Caviola destacou que o encontro em Juazeiro foi o primeiro passo para unir o capital e a tecnologia do Vale ao potencial expansivo do Médio São Francisco.

Integração institucional e acadêmica

O evento reuniu lideranças fundamentais como Josival Barbosa, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, e Guilherme Coelho, presidente do Conselho de Administração da Embrapa. O reitor da Univasf, Télio Nobre, destacou que a universidade compreende a feira como um espaço vital para a integração entre pesquisadores, estudantes e produtores rurais.

Anfitrião do lançamento, Murilo Alencar, diretor do Centro de Excelência de Fruticultura de Juazeiro, ressaltou o papel educacional do Senar e da Faeb. Para ele, o estímulo à qualificação profissional e à assistência técnica gerencial é essencial para potencializar as cadeias produtivas que a Barra Agroshow 2026 pretende representar e fortalecer em toda a Bahia.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM