Especialista em tecnologia aplicada ao agronegócio cita os 3 principais pontos de atenção para maximizar ganhos e garantir eficiência na cadeia agrícola.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima-se que o país terá produção recorde de grãos na safra 2022/2023, chegando a 312,4 milhões de toneladas entre as culturas de soja, milho, arroz, feijão, algodão e trigo. A performance representa um crescimento de 14% em relação ao ciclo 2021/2022. O aumento é justificado pela expansão do espaço destinado ao plantio, que também cresceu 2,9%, atingindo uma área de 76,6 milhões hectares.
Quanto maior o volume da safra, somado as interferências climáticas, políticas e econômicas, potencializado pela automação do campo, mais eficiente deve ser o planejamento da colheita, armazenamento, distribuição e comercialização da produção. “Garantir esta eficiência vai muito além de ter equipamentos, ferramentas agrícolas e instalações adequadas. Investir em processos de gestão automatizados é essencial para garantir uma boa margem de lucratividade,” afirma Graciele Lima, Head de Agronegócio na Senior Sistemas, empresa referência em soluções tecnológicas para gestão das empresas.
Quando o assunto é agronegócio, além de toda expertise em inovação para gestão no campo – dentro e fora da porteira, a Senior tem ainda entre os seus clientes, 3 das 5 maiores indústrias de arroz do Brasil, a maior cooperativa de café do mundo e a maior sementeira do país.
“Através de processos tecnológicos é possível, por exemplo, ter maior assertividade e rastreabilidade no armazenamento dos grãos e controle nos processos logísticos também. Tudo isso tendo como consequência menor perda após a colheita, velocidade no recebimento de grãos e economia do manejo de insumos“, explica Graciele Lima, Head de Agronegócio na Senior Sistemas.
Segundo a executiva, do campo à indústria, existem 3 principais pontos em que a tecnologia se torna estratégica. Entenda mais sobre cada uma delas: Relação indústria e produtor: Quando o assunto é o relacionamento entre a indústria e o produtor rural, há uma grande carência de soluções de tecnologia para melhorar o fluxo de comunicação e interações.
“Na Senior, por exemplo, temos o Aplicativo do Produtor Rural que permite fortalecer a relação entre cooperativas, cerealistas, indústrias, armazéns e revendas com o produtor rural. Com ele é possível gerenciar compras, consultar informações financeiras e físicas, cotações e notificações de movimentações. Todo o sistema é integrado a uma solução ERP”, explica Graciele Lima.
Logística Inteligente: Depois da compra dos produtos, tecnologias de gerenciamento de transporte e logística se tornam essenciais. “Estamos falando de produtos perecíveis. Sendo assim, planejar rotas, acompanhar frotas em tempo real para assegurar o máximo de produtividade a fim de evitar desperdícios e, consequentemente, garantir o menor custo, é muito importante.
Todo este gerenciamento pode ser feito por meio de um sistema TMS capaz de integrar os dados de coleta, rota e entrega que vai viabilizar o controle da operação e da gestão de transportes dos produtos“, aponta Head de Agronegócio da Senior Sistemas.
Armazenagem com segurança: Ao longo da cadeia agro, ter clareza do fluxo de armazenagem é essencial, sobretudo quando se trata dos prazos de validade, volume e rastreamento de insumos. “Gerenciar a qualidade dos lotes e otimizar o espaço disponível possibilita maior agilidade na movimentação de mercadorias. Ou seja, através de uma solução WMS é possível identificar a rotatividade necessária para cada produto, prevenindo perdas e desperdícios e, assim, trabalhando em uma melhor distribuição tanto de insumos, quanto a comercialização da produção“, comenta.
- Projeto autoriza uso do fungicida carbendazim em defensivos agrícolas
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
- Florestas restauradas aumentam produtividade de soja em até 10 sacas por hectare
Lançamento à vista: Ainda preocupada em dar visibilidade aos resultados de uma safra, como dito, altamente impactados por esses 3 pontos, a Senior Sistema lança ao mercado ainda em novembro, uma solução chamada Posição Safra, que é uma ferramenta de análise gerencial que se baseia em informações contábeis, financeiras e operacionais. A tecnologia permite acompanhar e dar visibilidade especialmente ao ciclo produtivo de variadas culturas, monitorando o resultado da safra por meio de controles de estoque de entrada e saída, valores e preços médios, além de fornecer informações sobre gastos com insumos por safra. Com os dados oferecidos pelo Posição Safra é possível administrar os resultados, e melhorar a gestão. Em breve a Senior Sistemas disponibilizará mais informações sobre essa novidade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.