A maior alta foi encontrada no sistema de recria e engorda, fato esse que é justificado pela altas dos insumos e o custo da reposição. Veja as análises!
Os custos de produção da pecuária de corte brasileira registraram alta no primeiro semestre de 2019, conforme indicam pesquisas do Cepea em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
De janeiro a julho, o COE (Custo Operacional Efetivo) da pecuária de corte subiu 2,12%, na “média Brasil” (que considera os estados do AC, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PR, RO, RS, SP e TO).
No mesmo período de 2018, a alta havia sido de 1,58%. Ainda assim, a elevação no custo verificada na primeira metade de 2019 está abaixo da inflação (IGP-DI) do mesmo período, que foi de 4,39%.
- Ordenha robotizada cresce na pecuária leiteira e acelera modernização das fazendas no Sul
- Fiscais apreendem mais de 128.700 latas de cerveja, 48 toneladas de soja e peças de PVC
- Avaliado em R$ 9,96 milhões, INDHU FIV HRO vira o touro Nelore mais valorizado do mundo
- TIP ganha protagonismo e fortalece eficiência na pecuária durante a estiagem
- JBS suspende produção de carne para China e mercado do boi acende alerta no Brasil
Segundo a pesquisa do Cepea/CNA, dentre as etapas de produção da pecuária de corte, a que registrou a maior alta nos custos de produção para o período foi a recria engorda.
Fonte: Cepea