Alheia ao verão escaldante, Influenza Aviária afeta avicultura europeia

Vechta é uma importante região avícola do país. Uma área de bloqueio de três quilômetros foi imposta ao redor da granja, além de uma área de observação.

Caracterizada como um problema típico dos climas frios como todas as gripes, a Influenza Aviária continua afetando a avicultura da União Europeia, onde o Verão vem sendo escaldante.

O caso mais recente, relatado ontem (11) pela agência de notícias Reuters, foi registrado na Alemanha e levou ao sacrifício sanitário mais de 100 mil poedeiras de uma única granja.

A presença do vírus – H5N8 – foi confirmada em uma granja produtora de ovos de Langwege, distrito Vechta, no estado da Baixa Saxônia, norte da Alemanha.

Conforme a Reuters, Vechta é uma importante região avícola do país. Uma área de bloqueio de três quilômetros foi imposta ao redor da granja, além de implantar-se uma área de observação em um raio de dez quilômetros. Essas áreas contêm 352 granjas produtoras de ovos e frangos.

Casos como o presente estão levando as autoridades sanitárias europeias a repensar o abrandamento das rigorosas medidas de biossegurança impostas ao setor avícola desde o final do ano passado, quando começou o recrudescimento da doença.

A propósito, autoridades de saúde animal do Reino Unido já concitam os avicultores britânicos a se prepararem adequadamente para o próximo surto de gripe aviária, pois “os casos permanecerão elevados no próximo Inverno “.

“Não podemos baixar a guarda”, alerta Ian Brown, chefe de Virologia da Agência de Saúde Animal e Vegetal. “As perspectivas para o futuro imediato não são as desejáveis.”

Fonte: AviSite
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM