
A zona de convergência é um fenômeno meteorológico que provoca grande volume de chuvas e tempestades na nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, entre o fim da primavera e o verão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emitiu nesta quinta-feira (7) um alerta para o risco de chuvas intensas e tempestades devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), prevista para ocorrer entre os dias 9 e 10 de novembro. Esse fenômeno pode trazer consequências sérias para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, especialmente no final da primavera e início do verão, período em que as chuvas são comuns, mas podem ser potencialmente perigosas.
Características da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
A ZCAS é um corredor de umidade que se forma a partir do sul da região amazônica, estendendo-se pela faixa central do Brasil em direção ao sul do Oceano Atlântico. Este fenômeno provoca grandes volumes de chuva por dias consecutivos, o que aumenta os riscos de alagamentos, quedas de energia e outros problemas. Segundo o Inmet, para a formação de uma ZCAS é necessária a permanência desse canal de umidade por pelo menos quatro dias consecutivos.
Alerta Laranja e Vermelho: Impactos no Centro-Oeste e Sudeste
O Inmet divulgou alertas laranja e vermelho, que indicam perigo e grande perigo respectivamente, devido ao acúmulo elevado de chuvas em várias áreas:
- Alerta Laranja: Chuvas intensas com potencial de até 100 mm/dia e ventos que podem atingir 100 km/h, válidas para Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Distrito Federal e partes de Minas Gerais, Tocantins, Amazonas, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Essas condições elevam o risco de queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
- Alerta Vermelho: Este alerta é o mais alto na escala e está direcionado para o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nessas áreas, o volume de chuva pode ultrapassar 100 mm em 24 horas, com grande possibilidade de alagamentos severos, transbordamento de rios e até deslizamentos de encostas.
Estados mais Atingidos e Áreas de Risco
- São Paulo: A Defesa Civil estadual adverte para chuvas intensas em todo o território paulista, com volumes críticos esperados nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara. A passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste intensifica o risco de temporais, acompanhados de raios, ventos fortes e, em algumas áreas, possibilidade de granizo.
- Paraná: No estado, a cidade de General Carneiro já sofreu alagamentos durante a madrugada de quinta-feira. Mais de 200 pessoas foram desalojadas e estão sendo assistidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
Impacto no ENEM
Este alerta de chuvas intensas coincide com o segundo domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o dia 10 de novembro. Os candidatos devem ficar atentos às condições climáticas e ao aumento de dificuldade de locomoção para evitar imprevistos durante o dia do exame.
Recomendações de Segurança para a População
Em meio a este cenário, o Inmet e a Defesa Civil destacam algumas orientações de segurança para minimizar os riscos:
- Em caso de ventos fortes, evite se abrigar sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Em residências e estabelecimentos comerciais, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as tempestades.
- Em caso de alagamento, proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos para evitar danos.
Em situações de emergência, os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199). Além disso, é possível se cadastrar para receber alertas de riscos enviando um SMS com o CEP da área de interesse para o número 40199 ou cadastrando o número 61 2034-4611 no WhatsApp para receber atualizações.
A previsão do Inmet alerta para um final de semana com fortes chuvas e possíveis impactos nas cidades e áreas rurais do Centro-Oeste e Sudeste, o que exige atenção e precauções por parte da população e das autoridades.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Coproduto do etanol de milho ganha acesso ao mercado chinês
Segundo a Unem, a China tem demonstrado crescente interesse em soluções sustentáveis para os desafios energéticos e de nutrição animal.
Continue Reading Coproduto do etanol de milho ganha acesso ao mercado chinês
Alckmin: ‘Eu defendo e sempre defendi a Ferrogrão’
A Ferrogrão (EF 170) é uma ferrovia de 933 quilômetros de extensão que deverá ligar Sinop (MT) a Itaituba (PA). O custo estimado do projeto é de R$ 28 bilhões.
Continue Reading Alckmin: ‘Eu defendo e sempre defendi a Ferrogrão’
Superando Limites: JGC Ranch leva genética rara ao Leilão JBJ Ranch & Amigos
Evento Leilão JBJ Ranch & Amigos Special Edition – 4ª Temporada promete ser o maior da temporada, com genética importada, estrelas do mundo country e transmissão ao vivo; JGC Ranch traz o que há de mais moderno e arrojado na raça Quarto de Milha
Continue Reading Superando Limites: JGC Ranch leva genética rara ao Leilão JBJ Ranch & Amigos
Presidente da Abramilho defende armazenagem consistente dentro das fazendas
Há capacidade da indústria que fabrica armazéns em ampliar a armazenagem no País, mas que falta uma política de armazenagem dentro das fazendas.
Continue Reading Presidente da Abramilho defende armazenagem consistente dentro das fazendas
Pecuaristas dos EUA começaram a reconstruir seus rebanhos, diz CEO da Tyson Foods
A seca contínua do ano passado desencorajou os produtores a iniciar o processo de reconstrução, que pode levar cerca de dois anos.
Continue Reading Pecuaristas dos EUA começaram a reconstruir seus rebanhos, diz CEO da Tyson Foods
CNA divulga análise da inflação de alimentos em abril
O grupo de alimentação e bebidas registrou aumento de 0,82% em abril. Neste contexto, o subgrupo de alimentação no domicílio subiu 0,83%.
Continue Reading CNA divulga análise da inflação de alimentos em abril