
Este sistema deve atuar pelo menos até quinta-feira, 9 de janeiro, trazendo chuvas frequentes e persistentes. O acumulado pode ultrapassar 120 mm em algumas localidades; Veja quais
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) promete intensificar as chuvas em várias regiões do Brasil nesta semana, conforme as informações divulgadas pelo Climatempo, elevando o risco de transtornos em áreas como Espírito Santo, norte e interior de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Este sistema deve atuar pelo menos até quinta-feira, 9 de janeiro, trazendo chuvas frequentes e persistentes. O acumulado pode ultrapassar 120 mm em algumas localidades.
Simultaneamente, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentará a intensidade das chuvas no litoral norte do Nordeste, com destaque para os estados do Maranhão e Piauí, que também enfrentarão chuvas fortes nos próximos dias.
Previsão detalhada por região:
Região Sul
A infiltração marítima traz umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, com sol pela manhã e pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde. No Rio Grande do Sul, o tempo firme e seco predomina na maior parte do estado, com temperaturas chegando a 34 °C, prejudicando lavouras de soja e milho no oeste e sul.
Atenção ao risco de incêndios nessas áreas. As chuvas se concentram na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, com acumulados de até 40 mm, podendo ocorrer trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h.
Região Sudeste
O início da semana será ensolarado na maior parte da região, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Pancadas de chuva moderadas a fortes são esperadas à tarde. No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, a frente fria estacionária provoca chuvas volumosas, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
No sul de Minas Gerais e São Paulo, os dias mais ensolarados favorecem as atividades agrícolas, com precipitações acumuladas de até 40 mm, que não devem provocar impacto significativo.
Região Centro-Oeste
As chuvas serão irregulares no norte de Mato Grosso do Sul, enquanto a ZCAS mantém condições de chuva persistente em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal. O centro-sul de Mato Grosso do Sul enfrentará calor intenso, com máximas de até 38 °C, elevando o risco de incêndios.

Em Goiás e Mato Grosso, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm, ajudando no desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos, mas dificultando as operações agrícolas.
Região Nordeste
A frente fria no Espírito Santo e sul da Bahia organiza um corredor de umidade, provocando chuvas frequentes no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Há risco de pancadas de moderada a forte intensidade na costa norte da região, pela atuação da ZCIT. Pancadas moderadas são esperadas entre Salvador (BA) e Natal (RN). Acumulados entre 70 e 120 mm beneficiarão os produtores em áreas com restrição hídrica, favorecendo a recuperação de pastagens e aliviando o calor.
Região Norte
A ZCAS mantém o tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas em boa parte da região. Roraima será a exceção, com tempo seco e calor. Os acumulados variam entre 60 e 100 mm em outros estados, favorecendo as lavouras recém-implantadas e normalizando os níveis dos rios para trafegabilidade.
Cuidados e recomendações
Populações das regiões mais afetadas devem estar atentas a alertas meteorológicos e evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios. O monitoramento constante das condições climáticas é essencial para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fim de semana gelado: frente fria vai congelar o Rio e SP: Veja o que esperar
Uma nova frente fria que se formou no Sul do Brasil já alcançou a região Sudeste, e o clima deve seguir instável pelos próximos dias, afetando especialmente São Paulo e Rio de Janeiro
Continue Reading Fim de semana gelado: frente fria vai congelar o Rio e SP: Veja o que esperar
Super picape Scania surpreende e empresa fala sobre sua produção, “4×4 que topa tudo”
O anúncio inesperado da super picape Scania V8 Ute, um 4×4 que promete unir potência extrema, versatilidade e conforto premium. Com um visual robusto e agressivo a empresa disse ainda: “O bruto diminuiu”
Selic deve superar 15%: veja opções de crédito com juros a partir de 2% ao ano
Os juros não param de subir, especialistas afirmam que pode superar os 15%; empresa especialista em crédito rural oferece juros menores para o custeio, veja condições
Continue Reading Selic deve superar 15%: veja opções de crédito com juros a partir de 2% ao ano
Vídeo: Pecuarista sobrevoa fazenda de Amado Batista ao lado do cantor e se surpreende
Recentemente, um vídeo exclusivo revelou detalhes dessa propriedade, durante um sobrevoo feito ao lado do médico e pecuarista Dr. Bernardo Guimarães, amigo pessoal de Amado Batista.
Conheça a raça Maronesa, bovino selvagem descendente direto do Auroque
Descendente direta do Auroque ibérico, a raça Maronesa desafia os séculos com rusticidade, origem selvagem e uma carne certificada que virou símbolo de tradição e qualidade em Portugal.
Continue Reading Conheça a raça Maronesa, bovino selvagem descendente direto do Auroque
Gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil para iniciar plantio de grãos
A estatal chinesa é referência em irrigação e manejo agrícola, áreas de grande interesse para o agronegócio brasileiro. Foi confirmado que a Hulunbuir State Farm Group, autorizou pesquisas imediatas para compra ou arrendamento de terras agrícolas aptas ao plantio de milho e soja.
Continue Reading Gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil para iniciar plantio de grãos