
Ciclone extratropical atinge Região Sul nos próximos dias; Antes do fenômeno, áreas de instabilidade irão provocar temporais no centro-sul do Brasil. Confira
Entre esta sexta-feira (22) e o próximo domingo (24), áreas de instabilidade formadas pelo calor e a alta umidade, além da presença de perturbações no escoamento (cavados de ondas curtas em níveis médios da atmosfera) irão provocar temporais no centro-sul do Brasil. Este padrão antecede a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria entre o fim do domingo e decorrer da segunda-feira (25) pela Região Sul do País.
A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul se inicia no fim do domingo e, principalmente, na madrugada de segunda-feira. Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa do gaúcha (figura 1).
Figura 1: Pressão atmosférica e acumulado de chuva às 21h (horário de Brasília) de segunda-feira (25).

Também na segunda (25), a convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, dão origem a formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.
Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste) intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26), conforme mostram as figuras 2a e 2b.
Figura 2: Rajadas de vento previstas pelo modelo Cosmo – (a) às 21h (horário de Brasília) de segunda-feira (25) e (b) às 06h (horário de Brasília) de terça-feira (26).

Ao longo da terça, o ciclone ganhará ainda mais força, contudo, estará em alto mar. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso.
Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste (figuras 3a e 3b).
Figura 3: Declínio de temperatura – (a) às 21 horas (horário de Brasília) de segunda-feira (25) e (b) às 21 horas de terça-feira (26).

Previsão do tempo para o Natal
Sul
- Região fica em alerta neste Natal, com a passagem de mais uma frente fria, desta vez interligada a um ciclone na costa do Rio Grande do Sul.
- Ventos podem chegar a 85 km/h no leste gaúcho, e volumes expressivos de chuva podem atingir a metade norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Há potencial para ocorrência de transtornos, como alagamentos.
- Risco de chuva forte, com ventos, raios e eventual queda de granizo em toda a região ao longo do dia, conforme a frente fria avançar.
Sudeste
- Pancadas de chuva são esperadas em toda região, por conta de uma frente fria e da formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.
- Volumes elevados são esperados no Rio de Janeiro e Minas Gerais, com risco de erosão do solo e alagamentos.
- Em São Paulo, com a aproximação de frente fria, há risco de temporais, com vendaval, raios e eventual queda de granizo.
Centro-Sul
- Temporais são esperados em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, com a aproximação de frente fria.
- Chance de chuvas expressivas em boa parte da região, com potencial para alguns transtornos ao longo do dia.
Nordeste
- Tempo seco e muito quente em boa parte da região.
- Só deve haver chuvas na faixa norte, desde o Maranhão até o leste de Pernambuco, mas com pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor.
Norte
- Pancadas de chuva são esperadas em quase toda a região, em razão de instabilidades tropicais.
- Destaque para a chuva possivelmente volumosa em Rondônia, Acre, Amazonas e norte do Amapá, com potencial para transtornos.
Compre Rural com informações do Inmet e Canal Rural
Cooperativa Copercampos tem queda de 4,7% no faturamento em 2024
Apesar da retração no faturamento, as sobras líquidas atingiram R$ 95,968 milhões, o maior valor já registrado pela cooperativa.
Continue Reading Cooperativa Copercampos tem queda de 4,7% no faturamento em 2024
Focados nos trabalhos de campo, produtor de soja se afasta do spot
Segundo pesquisadores do Cepea, esses agentes estão incertos sobre tendência de preços para as próximas semanas.
Continue Reading Focados nos trabalhos de campo, produtor de soja se afasta do spot
Crise do Plano Safra: Fávaro acusa Frente da Agropecuária de agir contra o governo Lula
Em entrevista à CNN Brasil, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, acusou a bancada ruralista de dificultar a governabilidade e criar uma “narrativa intolerante” contra a gestão do presidente Lula. Embate ocorre em meio a crise do Plano Safra.
Cotações do feijão seguem em queda; queda da 1ª safra passa da metade
Os lotes comerciais enfrentam quedas nas cotações, devido ao alto volume de oferta e à menor qualidade dos grãos.
Continue Reading Cotações do feijão seguem em queda; queda da 1ª safra passa da metade
Suspensão de crédito trará graves consequências ao Brasil
Suspensão de novas contratações de financiamentos com subvenção federal na esfera do plano agrícola trará graves consequências ao agro; sem produção preço dos alimentos deve subir
Continue Reading Suspensão de crédito trará graves consequências ao Brasil
Na parcial de fevereiro, alta do indicador de milho supera os 10%
No campo, a colheita da safra verão tem avançado, com as atividades favorecidas pelo clima seco e quente nas regiões produtoras.
Continue Reading Na parcial de fevereiro, alta do indicador de milho supera os 10%