
Segundo alerta laranja, região pode ser atingida por chuva de até 100 mm ao dia e ventos de até 100 km/h; Com a atuação de um rio atmosférico e o processo de formação de um ciclone extratropical, a chuva retorna ao Sul do Brasil neste fim de semana de maneira intensa e com risco de tempestades.
A chuva retorna ao Sul do Brasil a partir deste fim de semana, conforme já havia sido anunciado pelo Compre Rural, devido ao corredor de umidade transportado através de um rio atmosférico que leva ventos quentes e úmidos desde o Norte do país até a região Sul. Isso já será suficiente para ocorrência de chuvas intensas e risco de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de perigo para tempestade na região Sul.
O alerta vale para áreas mais ao norte do Rio Grande do Sul e também no sul e oeste de Santa Catarina, do meio-dia deste domingo (16) ao fim da segunda-feira (17). A área contemplada pelo aviso (veja mapa abaixo) pode receber de 50 a 100 mm de chuva por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. E também pode haver queda de granizo.
INMET: ⚠ #Atenção: Previsão de tempestade, sábado (15) e domingo (16), em áreas do RS e SC. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
⚠️ #Atenção: Previsão de tempestade, sábado (15) e domingo (16), em áreas do RS e SC. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
? Confira o aviso laranja (perigo) ? https://t.co/pGemQaaO6X#tempestade pic.twitter.com/NOybTdAYsi— INMET (@inmet_) June 14, 2024
De acordo com a Climatempo, a chuva já começa a ganhar força no Sul neste sábado (15). O dia fica fechado e com chuva na metade sul do Rio Grande do Sul, que pode vir com mais intensidade em alguns momentos. Nas demais áreas gaúchas e no sul catarinense, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer momento com até forte intensidade em alguns períodos.
Mas, como se não bastasse, a região Sul também pode ser impactada nos próximos dias pelo processo de formação de um ciclone extratropical que pode gerar chuva forte e intensificar as chuvas até pelo menos meados da próxima semana.
O rio atmosférico vai passar pelo interior do continente de modo que será desviado pela intensa massa de ar seco e quente no Brasil Central, e é justamente por isso que a umidade será despejada diretamente sobre o Rio Grande do Sul.
Até o domingo (16) à noite, a chuva já terá se espalhado por todo o Rio Grande do Sul com acumulados que podem chegar aos 120 milímetros no noroeste gaúcho, não se descartando o potencial para eventuais transtornos relacionados a alagamentos.
Riscos Potenciais:
“INMET publica aviso iniciando em: 15/06/2024 00:01. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Confira as áreas com alerta para tempestade
- Serras
- Noroeste do RS
- Região Metropolitana de Porto Alegre
- Nordeste do RS
- Centro-oriental do RS
- Centro-ocidental do RS
- Sudoeste do RS
- Oeste de SC
- Grande Florianópolis
- Sul de SC
- Vale do Itajaí
- Sudoeste do PR
O Inmet também orienta os moradores das áreas em risco a tomar as seguintes precauções:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Meteored: Ciclone extratropical trará riscos?
Além do rio atmosférico e das instabilidades concentradas sobre o Sul do país no fim de semana, em que a chuva pode avançar não só pelo Rio Grande do Sul, como alcançar partes de Santa Catarina também, existe uma chance para a formação de um ciclone extratropical.

Com o processo de formação deste ciclone, as chuvas podem se intensificar ainda mais no começo da semana que vem, e o volume de precipitação vai aumentar até meados da semana.
São esperados mais de 200 milímetros sobre áreas da metade norte do Rio Grande do Sul, mais de 120 milímetros sobre a capital gaúcha e mais de 120 milímetros também sobre o extremo oeste de Santa Catarina. Vale lembrar que o acumulado total é somatório desde hoje até a quarta-feira (19) à noite.
Na metade sul gaúca também tem previsão de chuva, inclusive com risco de tempestade, mas os acumulados serão menores e o potencial para alagamentos também menor. Enquanto isso, entre o norte catarinense e o estado do Paraná, o tempo firme deve predominar por enquanto sob efeito da massa de ar seco e quente.
Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso
Oferta de água de qualidade e suplementação nutricional correta ajudam a minimizar impactos no desempenho dos animais.
Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
A adulteração de alimentos cresce no Brasil, comprometendo a segurança alimentar e enganando consumidores. Conheça os principais produtos fraudados e como identificar essas falsificações.
Continue Reading Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
Ler e compreender o hábito alimentar e a saciedade de bovinos nos diferentes períodos do confinamento contribui para que a oferta diária de dieta seja mais precisa, o que por sua vez, contribui com ganhos em produtividade e rentabilidade operacional.
Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
A raça se destaca pela eficiência no cruzamento, carne marmorizada, eficiência produtiva e adaptação a diferentes condições climáticas. A história exata do Whitebred Shorthorn, frequentemente chamado de White Shorthorn, é envolta em mistério, mas sabe-se que sua origem remonta ao noroeste da Inglaterra e ao sudoeste da Escócia. A raça ganhou notoriedade nos condados fronteiriços…
Continue Reading Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
O controle eficiente desse inseto é crucial para garantir o sucesso do agropecuarista, especialmente em um momento de alta no preço da arroba do boi gordo.
Continue Reading De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
Conheça o melhor touro Nelore da história
Ludy de Garça: “Fatalmente, estatisticamente e realmente foi o melhor Touro da História do Nelore”; afirmação é de selecionador e grande nome do Nelore brasileiro