Saiba como funciona este setor tão importante para a economia brasileira e o mercado de trabalho no processo de produção
De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Brasil é uma das maiores potências agrícolas do planeta, sua produção de grãos e fibras teve um crescimento de 325% nos últimos 40 anos.
As oportunidades geradas pelo agronegócio, envolvem diversos profissionais em todo processo de produção; desde o plantio a entrega em supermercados até chegar à casa do consumidor final estabelecendo um panorama de expansão.
O cenário global de escassez de terras cultuáveis pelo mundo gera cada vez mais carência e o Brasil acaba se destacando por seu território vasto e fértil, além de inexplorado e com um clima bem diversificado.
Diante da conjuntura atual, onde as demais áreas econômicas apresentam um crescimento lento ou queda, como indústria, comércio e serviços, o agronegócio tem apresentado crescimento considerável a cada ano. O setor registrou alta de 26% na exportação da sua produção no período de julho de 2016 a julho de 2017.
As vendas aumentam e o setor cresce; com o dinheiro circulando pelo país nas regiões do agronegócio a economia local e nacional se fortalece e os produtores pagam suas dividas, investem em tecnologia gerando novas contratações além do setor.
O mercado do agronegócio é otimista, com expectativas de crescimento contínuo, no entanto, o aproveitamento da terra deve ser feito de modo sustentável e assegurar a preservação do meio ambiente.