ACNB rebate acusações de criador e diz que denúncias contêm “informações parciais e inverídicas”

Em nota enviada ao Compre Rural, Diretoria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil responde às críticas feitas pelo criador Raphael Zoller, defende a legalidade da sindicância e nega favorecimentos em exposições do Ranking Nacional.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) enviou ao Compre Rural uma nota oficial de esclarecimento em resposta à reportagem que repercutiu as denúncias feitas pelo criador e empresário Raphael Zoller contra a atual gestão da entidade.

No documento, assinado pela Diretoria da ACNB, a associação rebate ponto a ponto as acusações feitas pelo associado e afirma que as declarações divulgadas por Zoller apresentam “informações parciais e inverídicas”, capazes de gerar confusão entre os criadores.

ACNB nega ter impedido exposição em Campo Grande

Um dos principais pontos da nota trata da retirada da exposição de Nelore Mocho da ExpoGrande, em Campo Grande (MS), do Ranking Nacional.

Segundo a ACNB, não houve proibição da realização do evento, como alegado pelo criador. A entidade afirma que não possui competência para impedir a realização da exposição e explica que o evento poderia, inclusive, integrar o Ranking Nacional, embora não fosse classificado como uma das Exposições Ouro, uma vez que essas etapas já haviam sido definidas conforme o regulamento vigente.

Ainda de acordo com a associação, a decisão de não realizar a exposição foi das entidades promotoras do evento, e não da ACNB.

Fazenda do presidente já era Exposição Ouro antes da atual gestão

Outro ponto contestado diz respeito à escolha da Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES), como sede de uma Exposição Ouro do Ranking Nacional.

A Diretoria esclarece que o evento é promovido há 14 anos pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) e que passou a integrar o grupo das Exposições Ouro ainda no calendário 2022/2023, período anterior ao início da atual gestão da ACNB e quando o próprio Raphael Zoller integrava a diretoria da entidade.

Exposição de Londrina seguiu regulamento, afirma entidade

Em relação à ExpoLondrina, a ACNB também afirma que não proibiu a realização da exposição de Nelore Mocho.

Segundo a nota, o evento apenas não poderia pontuar para o Ranking Nacional porque a solicitação de oficialização não foi encaminhada dentro do prazo previsto pelo Regulamento do Ranking Nacional. Dessa forma, os resultados seriam válidos apenas para o Ranking Estadual do Paraná.

Sindicância busca garantir ampla defesa, diz ACNB

A associação também respondeu às críticas sobre a abertura de uma sindicância administrativa contra Raphael Zoller.

Segundo a Diretoria, a atual gestão aceita críticas de seus associados, mas afirma que, em diversas oportunidades, o criador extrapolou o debate institucional e passou a fazer ofensas pessoais contra integrantes da diretoria, especialmente contra o presidente Victor Miranda.

A ACNB afirma que o Estatuto prevê punições para condutas que atentem contra o conceito moral da entidade e explica que a sindicância foi instaurada justamente para apurar os fatos e assegurar ao associado o direito ao contraditório e à ampla defesa antes de qualquer eventual decisão disciplinar.

Entidade também responde sobre a Ata Notarial

A Diretoria também rebateu as acusações relacionadas à Ata Notarial mencionada por Zoller.

Segundo a ACNB, embora o documento seja público, seu conteúdo é protegido pelo sigilo notarial e pelas normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo acessível apenas às partes envolvidas ou a quem demonstre interesse jurídico legítimo.

A entidade acrescenta que manteve a sindicância sob sigilo justamente para evitar exposição do associado e afirma que foi o próprio Raphael Zoller quem tornou públicos os documentos ao divulgá-los em vídeo nas redes sociais.

Diretoria afirma seguir Estatuto e Regulamento

Na parte final da nota, a ACNB reafirma que todas as decisões da atual gestão são tomadas com base no Estatuto Social e no Regulamento do Ranking Nacional, ressaltando que mantém canais permanentes de diálogo com os associados.

A Diretoria encerra o documento lamentando a postura adotada por Raphael Zoller e afirma que as declarações do criador têm potencial para “confundir os demais criadores” ao apresentar, segundo a entidade, informações incompletas sobre os acontecimentos.

A nota de esclarecimento foi encaminhada ao Compre Rural após a publicação da reportagem que repercutiu as denúncias apresentadas por Raphael Zoller. O espaço permanece aberto para novas manifestações das partes, em respeito aos princípios do contraditório, da ampla defesa e do interesse público.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
RESUMIR COM:
LEIA TAMBÉM
NEWSLETTER COMPRERURAL

Receba as nossas
principais notícias

Conteúdo sobre o agronegócio, direto no seu e-mail.

🔒 Não enviamos spam. Você pode cancelar quando quiser.