Até então, o maior volume havia sido registrado em 2014, com 9,71% do abate total no acumulado dos nove meses do ano.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE na última quarta-feira, 12, o abate de novilhas no acumulado de janeiro a setembro deste ano chegou a 10,59% do total, um recorde para o período, considerando-se toda a série histórica dos abates de bovinos (macho e fêmeas) desde 1997.
Até então, o maior volume havia sido registrado em 2014, com 9,71% do abate total no acumulado dos nove meses do ano.
Em valores absolutos, de janeiro a setembro/18, foram abatidas 2,512 milhões de novilhas, enquanto que, no mesmo período de 2014, esse número foi de 2,465 milhões. Além de mudança estrutural na cadeia, o recebimento de preços mais altos por esta categoria de animal também atraiu o interesse da venda de fêmeas novas.
Quanto ao mercado interno de boi gordo, neste início de dezembro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa do boi gordo tem refletido um mercado relativamente firme.
- Ameaça na pastagem: como identificar e combater a macambira antes que seja tarde
- Argentina reduz abates de bovinos em 2026, mas rendimento das carcaças sobe para 240 kg/cab
- Paraná conclui ciclo 2025/2026 de vigilância ativa para Influenza Aviária e Doença de Newcastle
- BNDES apresentou soluções de crédito para empreendedores rurais e empresas durante a Bahia Farm Show
- Primeiro BFS Leilões reforça protagonismo da pecuária e aposta na genética de qualidade no Oeste da Bahia
Valores diferenciados seguem sendo registrados, o que se deve a diferentes urgências de compradores/vendedores e aos tamanhos dos lotes comercializados.
Parte dos frigoríficos continua com escalas alongadas, enquanto muitos pecuaristas já encerraram o ano contábil, postergando as novas efetivações. Entre 5 e 12 de dezembro, o Indicador subiu 0,8%, fechando em R$ 150,00 nessa quarta-feira, 12.
Fonte: Cepea